Criação de construção civil x uso irracional da água
Relatório de pesquisa: Criação de construção civil x uso irracional da água. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Barbarapp • 3/12/2014 • Relatório de pesquisa • 303 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
01.Associe construção civil x uso irracional da água.
De acordo com o comitê temático da água do CBCS, a construção civil é responsável por exorbitante parte do consumo de água potável no mundo. Em áreas urbanizadas chega a ser de cerca de 50% da água potável fornecida à região. De maneira geral, este precioso líquido não é visto e nem tratado como material de construção. Nas composições de custos dos serviços de engenharia não se inclui o item água. A água é usada em quase todos os serviços de engenharia, às vezes como componente e outras como ferramenta. Entra como componentes nos concretos e argamassas e na compactação dos aterros e como ferramenta nos trabalhos de limpeza, resfriamento e cura do concreto.
A economia de água nos canteiros deve estar fundamentada na sustentabilidade, entretanto os fatores econômicos ajudam a impulsionar esta necessidade, já que o “boom” da construção civil certamente elevará a demanda de água e, com a baixa oferta do insumo, o custo da água tende a aumentar cada vez mais, elevando ainda mais o custo total do empreendimento. 09.Quais são os requisitos para identificação e avaliação de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis? Justifique.
I. Ecologia – aplicação de materiais cuja
produção e uso causem menor impacto
sobre o meio ambiente e saúde humana,
com preservação dos recursos naturais
para as gerações futuras;
II. Saúde e bem-estar – uso de materiais
saudáveis, que não permitam a
instalação e proliferação de fungos,
bactérias
e
microrganismos,
e
contribuam para o conforto termo-
acústico da edificação e para a sensação
de
bem-estar
do
morador/usuário.
III. Economia – redução de despesas,
racionalização
nos
processos
construtivos, menor desperdício e
perdas em obras; contribuir para o
desenvolvimento
sustentável
da
indústria da construção civil; inserção
da
população
desfavorecida
no
mercado de trabalho e consumo: escopo sócio-ambiental
...