Cromatografia
Seminário: Cromatografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanndacamargo • 1/12/2014 • Seminário • 647 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
Principio:
Muita facilidade em efetuar separação, identificação e quantificação das espécies químicas, por si mesma ou em conjunto com outras técnicas de analises.
Método físico-quimico de separação dos componentes de uma mistura através da distribuição dos mesmos entre duas fases, que estão em contato intimo. Uma das fases é estacionária (não se move) e a outra é a móvel (move-se através dela).
Enquanto a fase móvel passa pela estacionaria, os componentes da mistura são distribuídos entre elas. Assim, seletivamente um dos componentes é retido na fase estacionária. Resultando em migrações diferenciais dos componentes.
Há varias formas de se realizar esta técnica, como a Cromatografia em papel, Cromatografia em camada delgada, Cromatografia por adsorção, Cromatografia por troca iônica, Cromatografia por exclusão, Cromatografia por bioafinidade, Cromatografia gasosa e liquida de alta eficiência.
Os termos relacionados à “cromatografia” são atribuídos ao botânico Mikhael Semenovich Iswelt, utilizando estes termos em dois de seus trabalhos, em 1906.
Seu nome, cromatografia, deriva-se do grego “chrom” – cor e “graphe” – escrever, embora não dependa da coloração o processo exceto para facilitar a identificação dos componentes separados (manchas).
Classificações:
Forma física:
• Fase estacionária: pose ser colocada em tubo cilíndrico (C. em coluna) ou disposta sobre uma superfície plana (C. planar).
× Cromatografia em coluna:
Coluna preparativa; fase estacionaria-forma de partículas.
Coluna analítica; fase móvel-forma de um sólido ou liquido.
Coluna com micro diâmetro fase estacionaria - recheada, forma de um filme ou partículas aderidas na parede do tubo.
× Cromatografia planar
× Seu estado físico pode ser liquido ou solido. O liquido pode estar espalhado sobre um suporte sólido ou imobilizado sobre este.
• Fase móvel:
× Cromatografia gasosa: fase móvel é um gás
× Cromatografia liquida: fase móvel é um liquido
C. L. clássica: feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica.
C. L. de alta eficiência: usa colunas metálicas e pressões de fase móvel elevadas, obtido com o auxilio de uma bomba de alta pressão.
× Cromatografia supercrítica: na fase móvel é usado um vapor pressurizado (T°C acima de sua T°C critica)
Tem viscosidade menor do liquido e mantem as propriedades da interação com os solutos.
• Classificação de cromatografia pelas formas físicas
CROMATOGRAFIA
PLANAR COLUNAR
LIQUIDO GAS FLUIDO LIQUIDO
...