Célula Vegetal
Trabalho Universitário: Célula Vegetal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123456789Rubia • 10/3/2014 • 793 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
Célula Vegetal
(Curso: Ciências Biológicas)
(Nome da disciplina. F.M.E de Biologia Vegetal )
Aluno: Uanderson
Pólo de São Miguel do Guaporé
Rondônia Março/2014
Célula Vegetal
CÉLULA ANIMAL X CÉLULA VEGETAL
As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos como a estrutura molecular da membrana plasmática e de várias organelas, e são semelhantes em mecanismos moleculares como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.
Parede Celular:
A parede celular começa a se formar ainda na telófase da mitose que dá origem à célula vegetal. Bolsas membranosas oriundas do aparelho de Golgi, repletas de substâncias gelatinosas denominadas pectinas, acumulam-se na região central da célula em divisão e se fundem, originando uma placa chamada fragmoplasto Enquanto a telófase avança, o fragmoplasto vai crescendo pela fusão de bolsas de pectina em suas bordas. Durante esse crescimento centrífugo (isto é, do centro para fora), formam-se poros no fragmoplasto, por onde passa fios de hialoplasma, que põe em comunicação os conteúdos das futuras células vizinhas. Essas pontes hiloplasmáticas são os plasmosdesmos (do grego plasmos, líquido, relativo ao citoplasma, e desmos, ponte, união). ) a parede celular é um estrutura indispensável para o desenvolvimento da planta, sendo que esta estrutura difere uma planta das outras. Refere que há dois tipos de parede celular: parede celular primária e parede celular secundária;
Parede celular primária: são células jovens, e caracterizam-se por serem delgadas e plásticas, podendo-se moldar para acompanhar o desenvolvimento das células com o seu crescimento.
Parede celular secundária: são células mais maduras. Não existem em todas as células, apenas nas que necessitam de resistência e impermeabilização efetuada pela lenhina das células da epiderme e súber que só se encontra nas plantas terrestres.
Cloroplastos:
É originado do protoplastídeo e tem configurações diferentes, com várias especialidades: Cloroplastos são plastos de clorofila, responsável pela fotossíntese. Só são encontrados em células expostas à luz. São formados por uma membrana externa e uma interna que sofre invaginações formando sacos empilhados, os tilacóides. Alguns se dispõem uns sobre os outros formando uma pilha chamada granum (plural = grana). A matriz interna é chamada de estroma e pode conter granululos de amido espalhados por ele. São derivados dos cromoplastos. Cloroplastos possuem seu próprio DNA e ribossomos, são relativamente independentes do resto da célula (principalmente do núcleo). Cromoplastos São plastos coloridos (contém pigmentos) de estrutura irregular que dão origem aos cloroplastos. Seus principais pigmentos são os carotenóides (coloração da cenoura) e xantofilas que dão coloração para flores e frutos. Leucoplastos São incolores e servem para acumular substâncias diversas como proteínas, amidos e lipídios. Dependendo da substância que acumulam, recebem nomes diferentes: oleoplastos, proteoplastos, amiloplastos, etc. Os cloroplastos produzem substâncias orgânicas através do processo de fotossíntese. Nesse processo, a energia luminosa é transformada em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas fabricadas. As matérias-primas empregadas na produção dessas substâncias são, simplesmente, gás carbônico e água.
Plasmodesmos:
Plasmodesmos:
...