DECLARAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA
Trabalho acadêmico: DECLARAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wamilton • 8/4/2014 • Trabalho acadêmico • 9.241 Palavras (37 Páginas) • 309 Visualizações
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - CONCEITO DE ORÇAMENTO 5
3 – ORÇAMENTO GERAL: 5
4 – ORÇAMENTO FLEXÍVEL: 14
5 - PONTOS POSITIVOS DO PORÇAMENTO PARA A GESTÃO: 16
6 - AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO: 18
7 - ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA: 20
8 - BALANÇO PATRIMONIAL: 24
9 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO: 39
10 – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA: 48
11 – A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZA-ÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS: 58
12 – CONCLUSÃO: 59
REFERÊNCIAS 60
1 - INTRODUÇÃO
A Gestão empresarial e o orçamento surgiram da necessidade do mercado, le-vando as empresas em busca da perfeição e da concorrência, devido à globaliza-ção, e constantes mudanças que vêm ocorrendo no ambiente dos negócios. Fa-zendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avalia-ção, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimento. À medida que o tempo passava e a crescente complexi-dade dos negócios, necessitava dos métodos administrativos mais apurados. As técnicas de planejamento tiveram expandido, as suas aplicações modificados, os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elabora-ção. Atualmente, o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, que além de necessária para tomada de decisão, evita o mau uso dos recursos, resul-tando na observação da relevância do orçamento empresarial na otimização dos resultados. Como o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercí-cio, e Demonstração dos Fluxos de Caixa. O orçamento é um instrumento funda-mental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelecem as metas para um determinado período, con-duzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.
2 - CONCEITO DE ORÇAMENTO:
Ato ou efeito de orçar, avaliação, cômputo, cálculo da receita e da despesa. Compreender que orçamento é diferenciá-lo de outros conceitos de planejamento e previsões financeiras. É entender o conjunto, a sequencia e os objetivos do processo de gestão e onde o plano orçamentário se localiza nesse processo. Dificilmente haverá um dia em que voce assistirá um telejornal e não ouvira a palavra orçamento. A questão é: como definir essa palavra tão presente em nosso cotidiano!,
O Orçamento é como o ato de colocar à frente aquilo que está acontecendo hoje, mas especialmente, é a expressão quantitativa de um plano de ação que se caracteriza como um modelo de programação de atividade. A expressão quantitativa se dá pela quantificação máxima possível de todos os elementos que farão parte dos programas constantes do plano de ação e pela mensuração econômica desses elementos quantificados. O orçamento é uma importante responsabilidade do administrador, é se preocupar em organizar a empresa que a gerência, ou seja, controlar seus gastos e suas receitas futuras, para uma melhor visualizar o futuro de seus negócios e, principalmente a projeção financeira de um período preestabelecido. (Ad.Finc.orçam. p. 88)
3 – ORÇAMENTO GERAL:
O Orçamento Geral de uma empresa é subdividido em Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro. O operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes, ou seja, é a sustentação operacional da organização. O orçamento finan-ceiro, por sua vez, é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício. As empresas que costumam preparar o orçamento geral e comparam com resultados alcançados, possuem uma ótima ferramenra para controle de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo.
Segundo Padoveze (2000, p.371), o plano orçamentário compreende três grandes áreas de orçamentos: O orçamento operacional, o orçamento financeiro e de investimentos, e a projeção dos demonstrativos contábeis.
O orçamento operacional é que contém maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamen-tos específicos que atigem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa. O orçamento operacional remete-nos à de-monstração de resultados, ou seja, às peças orçamen-tárias das vendas, custos e despesas.
Padoveze (2000,p. 391) afirma que “as demonstrações contábeis projetadas serão primeiramente em moeda corrente, e depois transformadas na moeda forte que a empresa utiliza, para o seu gerenciamento.
Frezatti (2007, p. 46) aborda o gerenciamento com base no orçamento:
Uma abordagem adequada doplanejamento de negó-cios é aquela que considera o orçamento como a forma de controle do resultado futuro. Planejar sem controlar é uma falácia e desperdício de tempo e energia. Sigui-nifica que energia foi despendida pelo executivo deci-dindo o futuro, sem que se possa saber se os objetivos estão sendo atingidos. O controle é fundamental para o entendimento do grau de desempenho atingido e quão próximo o resultado almejado se situou em relação ao planejado.
Orçamento Geral:
Orçamento de receitas / vendas:
A primeria etapa para a elaboração do Orçamento Geral é com certeza o orça-mento da quantidade de vendas. Qualquer empresa que não tenha determinado a quantidade de produtos que pretende vender no período planejado não consegue nem dar sequência no processo orçamentário. É considerada, portanto, de grande importância a veracidade e acertabilidade do orçamento preposto.
A organização nessa etapa deve mensurar a quantidade de cada item que pretende comercializar e também
...