Descricao Do Sistema
Artigo: Descricao Do Sistema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe.engelmann • 9/9/2014 • 3.703 Palavras (15 Páginas) • 182 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA 4
3. DEFINIÇÃO DOS COMPONENTES DO CIRCUITO ELETRÔNICO 5
3.1 RELÉ 5
3.1.1Características dos Relés 7
3.1.2 Os Relés na Prática 8
3.2 CRISTAL 8
3.3 RESISTORES 9
3.3.1 Valor e Tolerância 11
3.3.2 Como Ler um Resistor de 4 Faixas 11
3.3.3 Como Ler um Resistor de 5 ou 6 Faixas 11
3.4 DÍODO 12
3.5 CAPACITORES 14
3.6 CIRCUITO INTEGRADO 16
3.6.1 Classificação dos circuitos integrados quanto à sua aplicação 17
4. MONTAGEM DA PLACA 19
4.1 Descrição da função de cada componente na placa 20
5. APLICAÇÕES 25
6. CONCLUSÃO 26
7. ANEXOS 27
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da construção de uma placa eletrônica que tem o objetivo de controlar um motor de passo e acionar um cilindro pneumático através de uma válvula 3/2 vias com acionamento por solenóide.
2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Este trabalho trata da construção de uma placa eletrônica que tem o objetivo de controlar um motor de passo e o acionamento de um cilindro pneumático através de uma válvula 3/2 vias com solenóide.
A realização deste trabalho somente foi possível após os conceitos estudados na matéria de Eletrônica Básica ministrada pelo Doutor Luis Antônio Rasia, onde é possível ter idéia das várias aplicações dos componentes eletrônicos utilizados, facilitando o entendimento e a resolução dos problemas encontrados na indústria no nosso cotidiano.
O entendimento da utilização de cada componente somente é possível após a leitura e interpretação dos data Sheet relacionados a cada componente os quais serão melhor exemplificados na sequencia do trabalho.
Figura 1: Sistema de controle motor de passo e atuador pneumático.
3. DEFINIÇÃO DOS COMPONENTES DO CIRCUITO ELETRÔNICO
O objetivo é identificar de forma teórica a definição dos componentes envolvidos no circuito.
3.1 RELÉ
Os relés são dispositivos comutadores eletromecânicos. A estrutura simplificada de um relé é mostrada na figura 2 e a partir dela explicaremos o seu princípio de funcionamento.
Figura 2 - Esquemático Relé.
Nas proximidades de um eletroímã é instalada uma armadura móvel que tem por finalidade abrir ou fechar um jogo de contatos. Quando a bobina é percorrida por uma corrente elétrica é criado um campo magnético que atua sobre a armadura, atraindo-a. Nesta atração ocorre um movimento que ativa os contatos, os quais podem ser abertos, fechados ou comutados, dependendo de sua posição, conforme mostra a figura 3.
Figura 3 – Contatos abertos, fechados ou comutados.
Isso significa que, através de uma corrente de controle aplicada à bobina de um relé, podemos abrir, fechar ou comutar os contatos de uma determinada forma, controlando assim as correntes que circulam por circuitos externos. Quando a corrente deixa de circular pela bobina do relé o campo magnético criado desaparece, e com isso a armadura volta a sua posição inicial pela ação da mola.
Os relés se dizem energizados quando estão sendo percorridos por uma corrente em sua bobina capaz de ativar seus contatos, e se dizem não energizados quando não há corrente circulando por sua bobina. A aplicação mais imediata de um relé com contato simples é no controle de um circuito externo ligando ou desligando-o, conforme mostra a figura 4.
Figura 4 - Aplicação genérica do relé.
3.1.1Características dos Relés
Uma das características do relé é que ele pode ser energizado com correntes muito pequenas em relação à corrente que o circuito controlado exige para funcionar. Isso significa a possibilidade de controlarmos circuitos de altas correntes como motores, lâmpadas e máquinas industriais, diretamente a partir de dispositivos eletrônicos fracos como transistores, circuitos integrados, fotoresistores etc.
A corrente fornecida diretamente por um transistor de pequena potência da ordem de 0,1A não conseguiria controlar uma máquina industrial, um motor ou uma lâmpada, mas pode ativar um relé e através dele controlar a carga de alta potência. (figura 5)
Figura 5 –Esquemático ativação de um relé.
Outra característica importante dos relés é a segurança dada pelo isolamento do circuito de controle em relação ao circuito que está sendo controlado. Não existe contato elétrico entre o circuito da bobina e os circuitos dos contatos do relé, o que significa que não há passagem de qualquer corrente do circuito que ativa o relé para o circuito que ele controla.
Se o circuito controlado for de alta tensão, por exemplo, este isolamento pode ser importante em termos de segurança. Do mesmo modo, podemos controlar circuitos de características completamente diferentes usando relés: um relé, cuja bobina seja energizada com apenas 6 ou 12V, pode perfeitamente controlar circuitos de tensões mais altas como 110V ou 220V.
3.1.2 Os Relés na Prática
O que determina a utilização de um relé numa aplicação prática são suas características. O entendimento dessas características é fundamental para a escolha do tipo ideal. A bobina de um relé é enrolada com um fio esmaltado cuja espessura e número de voltas são determinados pelas condições em que se deseja fazer sua energização.
A intensidade do campo magnético produzido e, portanto,
...