Desenvolvimento de "Visitas guiadas" com um grupo de pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes
Trabalho acadêmico: Desenvolvimento de "Visitas guiadas" com um grupo de pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bethyna • 23/9/2014 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
-Introdução
Com o controle das doenças infecto contagiosas e a melhora na qualidade de vida, a expectativa de vida e o numero de pessoas que atinge a terceira idade tendem a aumentar, dentre fatores que tem contribuído com isso esta a inserção de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.
Atividade física regular na terceira idade proporciona muitos efeitos positivos, tornando-os mais independentes e ativos, alem de oferecer melhor qualidade de vida, mais anos de vida também.
Sendo importante também, pois traz os idosos para uma vida social mais feliz, distanciando-os do perigo da depressão e tristeza em que vivem muitos idosos no mundo hoje.Sem falar no sedentarismo, obesidade, pressão arterial e outros males que eles estão expostos.
A caminhada é sem duvida a preferência da maioria das pessoas da terceira idade, pois não exige deles habilidades específicas e é uma atividade sem custos.
Por esses motivos a proposta desse trabalho é desenvolver uma Caminhada Orientada com um grupo de Idosos Hipertensos e Diabéticos, levando em consideração que todos sempre deverão realizar acompanhamento médico para estar participando dessa atividade, haja vista que necessitam de um maior cuidado.
2-Justificativa
O real interesse desta proposta é minimizar problemas enfrentados por uma grande parcela da população idosa, como sedentarismo, a hipertensão, e principalmente a dependência de locomoção. O intuito é propiciar para esse publico diabéticos e hipertensos uma atividade saudável que venha lhe trazer benefícios, como maior mobilidade, socialização, afastando a depressão e tristeza que muitos idosos enfrentam nessa fase da vida.
A caminhada Orientada vai sem duvida ajudar no aumento da independência mo dia-a-dia levando em consideração que muitos não contam com cuidados e companhia tendo muitas vezes que realizar tarefas domestica o que se torna uma tortura pelo fato de problemas de locomoção e sedentarismo.
Sem falar que ao praticarem a atividade vão prevenir e retardar doenças crônicas e degenerativas, envelhecimento precoce, controlar a hipertensão e o diabetes, tornando-os mais ativos e com maior flexibilidade nos movimentos do dia-a-dia.
E para uma atividade segura e prazerosa os idosos que participarão desse projeto irão fazer antes de iniciar os exercícios avaliação medica e acompanhamento.
...