Desenvolvimento do seguro de vida
Artigo: Desenvolvimento do seguro de vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aheska • 3/4/2014 • Artigo • 244 Palavras (1 Páginas) • 294 Visualizações
Nos tempos mais antigos, com a fixação do homem à terra, passaram a trocar os produtos que produziam.
As mercadorias utilizadas para escambo era geralmente em estado natural, formação de grupos com interesses comuns, constituindo uma reserva econômica para dividir o risco de um acontecimento não previsto.
Seguro social, o que garante aos trabalhadores assistência médica, indenização por invalidez, pensão ou aposentadoria, e outros benefícios.
O caminho natural foi a constituição de sociedades de banqueiros — originando as sociedades seguradoras, ligadas às operações bancárias durante muito tempo.
Os seguros náuticos funcionavam da seguinte forma: os navegadores obtinham com os banqueiros um empréstimo em dinheiro que deveria ser devolvido, acrescido de elevados juros, caso a embarcação chegasse sem sofrer danos ou perdas ao seu destino; se ocorresse algum acidente com o navio, o navegador ficaria de posse do empréstimo.
Em 1667, em Londres, um incêndio destrói cerca de 13.000 casas, igrejas e a catedral de Saint Paul, um de seus maiores símbolos, e quase acaba com a cidade. Assim, em 1684, surge na própria Londres a primeira companhia de seguros "contra incêndio", criando o primeiro seguro incêndio do mundo.
O seguro de vida também surgiu na Inglaterra, onde foram criadas as primeiras sociedades seguradoras nos moldes que conhecemos atualmente. Em 1690, era fundada a inglesa Lloyd’s, a mais tradicional companhia de seguros do mundo, originária de uma taberna e de um jornal dedicados aos marítimos.
Em 1789, publicava-se o primeiro Código Uniforme de Seguros, proporcionando a universalização dos seguros.
...