Determinação Da Concentração De cálcio E Magnésio Em Calcário
Dissertações: Determinação Da Concentração De cálcio E Magnésio Em Calcário. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: weelima • 22/4/2013 • 644 Palavras (3 Páginas) • 1.045 Visualizações
Introdução:
O ácido etilenodiamintetraacético (EDTA) é um reagente muito pouco seletivo, pelo fato de complexar numerosos cátions di, tri e tetravalentes. Quando uma solução que contenha dois cátions que formem complexos com EDTA é titulada sem adição de um indicador formador de complexos, se for permissível um erro de titulação de 0,1%, a razão das constantes de estabilidade dos complexos de EDTA com os dois metais M e N deve ser tal que Km / Kn > 106, caso N não deva interferir com a titulação de M. É claro que, estritamente, as constantes Km e Kn consideradas na expressão acima deverão ser as constantes de estabilidade condicional dos complexos. Se forem usados indicadores formadores de complexos, para um erro de titulação semelhante deveríamos ter Km / Kn > 108. Entretanto, pode se ajudar a melhorar a seletividade do método pelo controle adequado do pH da solução, pelo uso de agentes mascarantes e emprego de indicadores formadores de complexos.
As constantes de formação dos complexos de cálcio e magnésio com EDTA são muito próximas, dificultando a diferenciação entre eles numa titulação com EDTA, ainda que se ajuste apropriadamente o pH do meio. Estes íons serão sempre titulados simultaneamente usando-se Ério-T como indicador. É interessante considerar que o indicador Ério-T não pode ser usado na titulação direta somente de cálcio com EDTA, isto porque ocorre a formação de um complexo muito fraco com o cálcio, que resulta numa mudança de cor pouco definida no ponto final da titulação. Posteriormente, com o desenvolvimento dos métodos complexométricos, novos indicadores surgiram, dentre eles o Cálcon, que permite a titulação do cálcio em pH alto, no qual o magnésio esta quantitativamente precipitado na forma de hidróxido. Mediante a combinação dos dados obtidos na titulação de cálcio sozinho e dos dados obtidos na titulação total de cálcio e magnésio, é possível conseguir os valores individuais de cálcio e magnésio numa amostra de calcário.
Material e reagentes:
Béquer de 150 mL, forma alta
Papel de filtro rápido
Balão volumétrico de 100,0 mL
Pipeta volumétrica de 5,00 mL
Pipeta graduada de 10,00 mL
Erlenrmeyer de 125 mL
Bureta de 50,00 mL
Calcário moído
HCl concentrado
Solução de 1%
Cloridrato de hidoxilamina 10%
Solução de NaOH 20%
Solução padrão de EDTA 0,01 mol/L-1
Indicador Ério-T
Indicador cálcon
Solução tampão pH 10
Procedimento:
Preparação da amostra:
01- Pesar 0,5 g de amostra de calcário (triturada e seca a 100 – 110ºC por duas horas),
...