Direito Tributario
Artigos Científicos: Direito Tributario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mmg2013 • 9/10/2013 • 336 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Questões de direito tributário
1) O lançamento rege-se pela lei vigente : (resposta art. 144 CTN)
a) na data da ocorrência do fato gerador, salvo disposição de lei em contrário;
b) na data da ocorrência do fato gerador, salvo se posteriormente modificada ou revogada;
c) na data de sua constituição
d) na data da ocorrência do fato gerador , mesmo que posteriormente modificada ou revogada
2) O Crédito tributário regularmente constituído somente se modifica ou se extingue, ou tem sua exigibilidade suspensa, nos casos previstos:
a) na CF
b) No CTN
c) Nas leis ordinárias
d) Na legislação tributária
3) Quando é a autoridade administrativa que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária, identifica o sujeito passivo, calcula o montante devido e propõe a aplicação da penalidade cabível, diz-se que o lançamento e:
a) por homologação;
b) de ofício;
c) por declaração;
d) por auto lançamento
4) Nos casos em que a empresa pede para fazer um parcelamento, é obrigada a assinar um termo de confissão de divida, isso é o mesmo que auto denuncia? Ou seja, a confissão de divida também exclui a multa?
R: art. 155_A § 1º - não há exclusão de multa nos casos de parcelamento.
5) O prefeito do Município X, por decreto, atualizou a base de calculo dos imóveis oficiais. Pergunta-se: o decreto é legal e/ou inconstitucional ? Fundamente.
R: A base de calculo do IPTU é o valor venal do imóvel, está no critério quantitativo, as vezes esse valor venal é menor que o valor de mercado. Assim temos dois caminhos:
1º Se a atualização for entendida como majoração, de acordo com o art. 150, I da CF , esse decreto seria inconstitucional, considerando o principio da estrita legalidade, só seria possível majorar o IPTU por meio de lei e não de decreto.
2º se ficar entendido que atualizar com base em índices oficiais não é majorar , e sim apenas atualizar o valor venal ele seria legal e constitucional art. 97 § 2º do CTN.
6)O município A, instituiu por meio de lei , taxa de licença e funcionamento de estabelecimento comercial, fixando a base de calculo de R$10,00 por m². Esta lei é constitucional? Fundamente.
R:
...