Discurso
Casos: Discurso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flyer • 18/3/2015 • 601 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
Questão 2 (4,0 pontos)
Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=charges&espv> data de acesso: 23/09/2014
Pressuposto(s):
Subentendido:
Questão 3 (2,5 pontos)
A pesquisa científica pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos, com base no raciocínio lógico, cujo objetivo é encontrar soluções para problemas propostos e, para isso, a utilização de métodos científicos. Então, faz-se necessário um planejamento da pesquisa, para determinar o caminho a ser percorrido na investigação do objeto de estudo.
Se for classificada de acordo com o nível de profundidade do estudo ou objetivos, há três grandes grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa. Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Ainda, devem ser consideradas as variáveis.
Com base nesse texto, leia o resumo a seguir:
PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ESCOLARES DE RIO NEGRO-PR
Luciene Martins Schultz
RESUMO
Este artigo teve como objetivo analisar a prevalência de sobrepeso e obesidade dos escolares de 9 a 10 anos das escolas municipais urbanas do município de Rio Negro – PR. A amostra foi constituída de 212 escolares, sendo 95 meninos e 117 meninas. Para determinar os padrões de Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura (%G) e distribuição da gordura corporal, foram mensurados os dados antropométricos: massa corporal, estatura, dobras cutâneas (tríceps e panturrilha medial) e perímetro de cintura. Assim, obteve-se o índice de massa corporal, classificando-o conforme protocolo do Center Diseases of Control (CDC, 2001) e percentual de gordura obtido por (ISAK, 2011), (TAYLOR et al 2000), (LOHMAN, 1987). Em relação à prevalência de excesso de peso (sobrepeso e obesidade), conforme a análise feita verificou-se um percentual maior nas meninas (44,2%) do que os meninos (31,6%) ao analisar o PC, foram obtidos (17,9%) e (12,8%). Em relação percentual de gordura, os valores de alto e muito alto foi de (2,8%) desses distúrbios nas meninas, nos meninos o %G moderadamente alto foi de (30,8%), as meninas só apresentaram (16,8%). Diante desses resultados, é importante salientar a necessidade de mais estudos sobre esse assunto,
...