ETA Estação De Tratamento De Água
Casos: ETA Estação De Tratamento De Água. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SANTOSRafael • 11/11/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 528 Visualizações
Curso: Engenharia Civil / Gestão Ambiental
Nilson Henrique RGM 11141102053
Rafael Gustavo RGM 11141103242
Raphael Neves RGM 11141103661
ETA - Estação de Tratamento de Água
Universidade de Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes - SP
2014
Sumário
Introdução .......................................................................................... página 02
ETA - Estação de Tratamento de Água ............................................. página 03
Processos de Tratamento .................................................................. página 04
Coleta de Resíduos ........................................................................... página 05
Conclusão .......................................................................................... página 06
Referências Bibliográficas ................................................................. página 07
Introdução
Vamos por meio deste trabalho mostrar a nossa pesquisa sobre Estação de Tratamento de Água, de forma clara e objetiva, apresentando a importância deste tratamento, os Processos de Tratamento necessários para tornar a água potável e própria para o consumo humano e a coleta dos resíduos formados no processo.
ETA - Estação de tratamento de Água
Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população . A captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.
Segundo Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e informações atualizadas do Banco Mundial, 10 milhões de mortes anuais no mundo estão associadas a doenças causadas pelo uso da Água Imprópria para o Consumo Humano. Para cada R$1,00 investido em saneamento básico, é economizado R$4,00 em Postos de Saúde com doenças ocasionadas pela falta de saneamento.
As principais doenças veiculadas pela água são causadas por: vírus (ex: poliomielite, hepatite infecciosa), bactérias (ex: febre tifóide, desinteria bacilar, leptospirose, cólera, gastroenterites), protozoários (ex: desinteria amebiana, giardíase) e por helmintos ou vermes (esquistossomose, ancilostomose e ascaridíase).
Houve evolução da norma brasileira de qualidade de água para o consumo humano. Em 1977, por meio do Decreto Federal nº 79/367, ficou estabelecida competência do Ministério da saúde para regulamentar matérias referentes á qualidade de água para consumo humano nos país, e nesse mesmo ano foi editada a primeira legislação sobre portabilidade da água válida em todo o território.
Processos de Tratamento
Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Para tal condição adequada de consumo existe um processo de tratamento:
• Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
• Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
• Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
• Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
• Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.
• Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
Correção de PH - é aplicada na água certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.
Após o tratamento a água é reservada, o que tem como objetivo acumular água para tender às variações de consumo ou às situações de emergência, bem como assegurar uma determinada pressão à mesma.
...