ETICA NOS NEGOCIOS
Trabalho Escolar: ETICA NOS NEGOCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zisiani • 14/3/2015 • 3.391 Palavras (14 Páginas) • 222 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIAS CONTABEIS
ZIZIANE ALCANTARA DE OLIVEIRA
ETICA NOS NEGOCIOS
LUIS EDUARDO MAGALHÃES
2014
ZIZIANE ALCANTARA DE OLIVEIRA
ETICA NOS NEGOCIOS
Trabalho interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Joenice Santos
Elizete Oliveira
Regiane Morais
Márcia Almeida
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA
2014.
INDICE
INTRODUÇÃO........................................................................3
DESENVOLVIMENTO............................................................4
1 Código Ética do Contador.................................................4
1.1Direitos e Deveres do Contador.....................................6
1.2 Comportamentos do contador......................................8
1.3 Penalidades.....................................................................9
2 Comportamento Organizacional......................................9
3 Situação Econômica........................................................11
4 Expansão da empresa.....................................................14
CONCLUSAO.......................................................................16
REFERENCIA.......................................................................17
INTRODUÇÃO
Este trabalho realizado individualmente visa analisar a situação da Empresa SCHINCARIOL; onde através de uma mega operação da policia federal descobriu um grande esquema de sonegação de impostos. Ao final, teceremos análise e comentários Sobre o Código De Ética e comportamento do Contador.
Demonstrar a grande responsabilidade do profissional contábil e a intensa relação existente entre ele e aqueles que se utiliza de seu trabalho, especialmente as empresas. Alem disso, pretendeu apresentar alguns motivos que podem levá-lo a adotar uma postura antiética. Foram apresentadas a real responsabilidade e as penalidades que pode sofrer o contador que se envolver em casos de sonegação fiscal, tanto quando for subordinado, ou quando for profissional autônomo, bem como os impactos na classe contábil e a repercussão na sociedade.
DESENVOLVIMENTO
1. Código de ética do contador
A profissão contábil está passando por grandes alterações. As Normas Brasileiras de Contabilidade foram convergidas ao padrão internacional e a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, atualizou o Decreto-lei nº 9.295, que rege a profissão e foi editado em 27 de maio de 1946.
A modernização e atualização tornaram-se fundamentais e as mudanças estenderam-se ao Código de Ética da profissão. Elaborado em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas caso necessário.
As modificações começaram pelo nome. O Código de Ética Profissional do Contabilista passa a se chamar Código de Ética Profissional do Contador e deve ser seguido tanto pelos Contadores, quanto pelos Técnicos em Contabilidade. Este livrete disponibiliza também as Resoluções do CFC nºs. 972/03 e 987/03, que regulamentam, respectivamente, o instituto do desagravo público, objeto do artigo 14, e a obrigatoriedade do contrato de prestação de serviços contábeis, identificada nos artigos 6º e 7º do CEPC.
A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever.
Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão.
O contador também tem seu Código de Ética Profissional, o qual contêm os deveres e as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética.
Como fonte orientadora da conduta deste profissional, as normas têm por objetivo fixar a forma pela qual ele deve conduzir as suas funções e atividades estabelecidas na legislação vigente.
Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas, pode ser o seu diferencial no mercado, pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso.
Quando as atividades profissionais são exercidas corretamente, com responsabilidade e de acordo com os princípios morais e éticos, os beneficiários têm uma grande satisfação e retribuem respeito e confiança ao contador, o que enobrece a sua profissão. Porém, o desvio de conduta pode desmoralizar o profissional e toda a sua classe.
Todos devem ser
...