Economia Verde
Monografias: Economia Verde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MusicaTD201318 • 5/1/2013 • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 1.447 Visualizações
SUMÁRIO
LISTA DE ABREVIATURAS 01
INTRODUÇÃO 02
1. O que é Economia Verde? 03
2. As vantagens e desvantagens da Economia Verde 04
3. O cidadão no desenvolvimento sustentável 05
CONCLUSÃO 06
REFERÊNCIAS 07
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
PNUMA - (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)
ETC - Organização Não Governamental dedicada aos assuntos agroalimentares.
Rio +20 - Conferência Mundial que tem como objetivo discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
INTRODUÇÃO
Vivemos em um tempo em que se tem ouvido falar muito de sustentabilidade, e o quanto é importante existir uma boa relação entre o homem e a natureza. Sabendo dessa importância, cada vez mais, as empresas estão tentando de adequar a essa nova era, adotando medidas que tragam bem-estar as pessoas e que não prejudiquem o meio ambiente.
Este trabalho tem como objetivo explicar o que é a economia verde, e o que ela representa para o mundo.
1. O QUE É ECONOMIA VERDE?
Segundo o PNUMA, a economia verde pode ser definida como sendo “Uma economia que resulta em uma melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica”.
Para que haja uma economia verde, o aumento da renda e das vagas de trabalho deve ser estimulado por investimentos públicos e privados que diminuam a poluição, aumentem a eficiência energética e previnam perdas de biodiversidade. Nesse tipo de economia, o desenvolvimento deve manter, aprimorar e reconstruir bens naturais, vendo-os como um bem econômico e como uma fonte de benefícios, principalmente para a população de baixa renda, cujo sustento depende da natureza.
O conceito de economia verde não substitui o conceito de desenvolvimento sustentável, mas atualmente existe um crescente reconhecimento de que a realização da sustentabilidade se baseia quase que inteiramente em conseguir o modelo certo de economia. Mesmo que a sustentabilidade seja um objetivo a longo prazo, é necessário que a nossa economia se torne mais verde para que consigamos atingir esse objetivo. Para que essa economia se torne real, são necessários investimentos públicos e privados, tecnologias, políticas públicas, programas governamentais e práticas de mercado voltadas para:
• Melhoria dos processos produtivos;
• Aumento da eficiência com diminuição no uso dos recursos naturais;
• Diminuição das emissões de gases do efeito estufa;
• Transformação de resíduos de um processo em insumos de outros;
• Proteção dos mananciais, uso responsável de água, universalização do saneamento básico;
• Ampliação de fontes de energia limpas e renováveis;
• Recuperação e preservação dos ecossistemas;
• Atenuar os efeitos da mudança do clima.
Para o Governo brasileiro, a economia verde deve ser inclusiva. Para o Ministro da Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp, “A economia verde deve promover a geração de empregos, a inovação tecnológica, a ciência, a inclusão social e a conservação dos recursos naturais, e não ser utilizada como pretexto para a imposição”. O potencial de biodiversidade, os avanços sociais e a matriz energética brasileira permitem ao Brasil uma transição rápida e segura para a economia verde inclusiva.
2. AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ECONOMIA VERDE
A PNUMA afirma que a economia verde é um novo motor de crescimento para o mundo, e que irá gerar milhares de empregos descentes, e que também é uma estratégia vital para a eliminação da pobreza persistente. Com relação a saúde, com a redução dos gases poluentes lançadas na atmosfera, haverá uma diminuição dos casos de doenças respiratórias.
Porém, a Cúpula dos Povos na Rio +20, divulgou um documento condenando os conceitos de economia verde. De acordo com o site oficial da Cúpula dos Povos, a economia verde é insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causados pelos modelos de produção e consumos capitalistas. A mexicana Silvia Ribeiro, diretora da organização da ETC, dedicada aos temas agroalimentares, disse a economia verde é um nome enganoso. "Muitos crêem que é algo positivo, mas é um disfarce para mais negócios e mais exploração dos ecossistemas. O outro aspecto é que eles querem se apropriar da natureza usando tecnologias perigosas, como os transgênicos e a biologia sintética. É uma solução
...