Eletrodo De Sacrifício
Artigos Científicos: Eletrodo De Sacrifício. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mengadelas • 31/3/2014 • 450 Palavras (2 Páginas) • 4.047 Visualizações
1 – Título:
Experimento 01: Realizado em
Técnicas de Laboratório: Eletrodo de Sacrifício e Proteção Metálica
2 – Objetivo:
A prática teve como objetivo proteger metais menos nobres utilizando eletrodos de sacrifício.
3 – Resumo:
Realizamos nesta pratica a imersão de pregos (metal menos nobre) em eletrodos de sacrifício (Cu, Zn e Mg) envolvidos em fio de Nylon. Após a realização da prática obteve um resultado não positivo, pois não houve proteção de nenhum dos eletrodos de sacrifício sobre os pregos, acontecendo à corrosão dos mesmos.
4 – Introdução:
Metal de sacrifício ou “eletrodo de sacrifício" é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la. O zinco e o magnésio são exemplos de metais utilizados com esse objetivo.
O metal mais comumente utilizado como ânodo de sacrificio é o zinco. Além de ser relativamente barato, ele tem potencial de redução menor que a maioria doa metais. Essa utilização do zinco pode ser feita de duas formas. A primeira consiste em dar um banho de zinco no meterial, denominado galvanização. Outra forma de utilizar um ânodo de sacrifÍcio é fixá-lo ao material que se quer proteger, de forma que os elétrons possam circular entre os mesmos. Esse método é muito utilizado na indústria naval. Como os ânodos de sacrifício são preferencialmente corroídos, há que se trocá-los periodicamente.
5 – Materias e Métodos:
5.1) Materias Utilizados:
1) Copos plasticos;
2) Pregos;
3) Fio de Nylon.
5.2) Reagentes Utilizados:
1) Solução Aquosa (H2O);
2) Zinco (Zn);
3) Cobre (Cu);
4) Magnésio (Mg).
6 – Resultados e Discussão:
O desenvolvimento da aula em laboratório foi à seguinte:
- No primeiro copo foi colocado o prego com água suficiente para cobri-lo sem o eletrodo sacrifício.
- No segundo copo foi realizado o mesmo procedimento, acrescentando o eletrodo de sacrifício Magnésio (Mg).
- No terceiro copo foi realizado o mesmo procedimento dos anteriores, somente agora utilizamos o eletrodo de sacrifício Cobre (Cu).
- No quarto copo também realizamos o mesmo procedimento, mas agora utilizando o eletrodo de sacrifício Zinco (Zn).
Após a imersão dos pregos nos copos, foi deixado em repouso por 5 dias, para obtermos um resultado positivo ou não.
Tabela/foto
...