Endurecimento
Tese: Endurecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabricio131313 • 22/11/2014 • Tese • 394 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
A tempera ocorre da seguinte maneira, o material é aquecidoà uma temperatura determinada para cada tipo de material onde é submetida logo a seguir a um resfriamento brusco.
ContudoA têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza, resistência mecânica ,resistência ao desgaste, resistência à tração, ao mesmo tempo em que as propriedades relacionadas à ductilidade sofrem uma apreciável diminuição.
Durante o resfriamento, a queda de temperatura promove transformações estruturais que acarretam o surgimento de tensões residuais internas.
Tipos de têmpera
Tempera por chama
Que consiste no aquecimento da peça através da chama oxiacitilenico seguindo – um jato de agua em forma de borrifo, de modo a produzir uma camada endurecida até a profundidade de endurecimento desejado. Existem alguns dispositivos para a realização desse procedimento onde o principal deles ocorre num dispositivo semelhante ao torno ao qual a peça fica girando a uma determinada velocidade e a chama fica dimensionada á peça de modo a abranger área que se deseja endurecer e logo em seguida ocorre o resfriamento imediato por água
Tempera por indução
É o aquecimento que pode ser gerado através da própria peça por indução eletromagnética. Uma corrente alternada flui através de um indutor ou uma bobina de trabalho estabelecendo um campo magnético altamente concentrado aoqual induz um potencial elétrico na peça a ser aquecida envolvida pela bobina e, como a peça representa um circuito fechado, a voltagem induzida provoca o fluxo de corrente.
A profundidade de camada temperada depende principalmente da frequência usada, quanto maior a frequência, menor a profundidade de camada aquecida e consequentemente temperada. O processo é executado em tempo muito curto e com alta eficiência, porque a energia é aplicada somente na parte onde o tratamento térmico é requerido.
Têmpera superficial
A têmpera superficial consiste em produzir-se uma têmpera localizada apenas na superfície das peças de aço. Principais características deste processo materiais comuma superfície dura e com resistente à abrasão. Os Principais motivos que interferem nesse processo são.
Dificuldade, sob os pontos de vista prático e econômico, de tratar-se de peças de grandes dimensões nos fornos de tratamento térmico convencional;
Possibilidade de endurecer-se apenas nas áreas críticas de determinadas peças, como por exemplo, dentes de grandes engrenagens, guias de máquinas operatrizes, grandes cilindros, etc;
Propriedades atingidas.
• Superfícies de alta dureza e resistência ao desgaste;
• Boa resistência à fadiga por dobramento,
• Boa capacidade para resistir cargas de contato;
• Resistência satisfatória ao empenamento
...