Epistemologia
Resenha: Epistemologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FlaviaLF • 23/8/2014 • Resenha • 717 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
Epistemologia é uma palavra de origem grega resultante da combinação de episteme = ciência e logos = teoria. O termo epistemologia pode apresentar diversos significados. Também é entendida ou denominada por alguns como “Teoria do Conhecimento” ou “Filosofia do Conhecimento”. Usaremos o termo como o campo de conhecimento que procura estudar o processo de produção e legitimação do conhecimento científico.
A epistemologia tem por objetivo básico a caracterização das ciências existentes, para julgar seu valor e decidir se elas se aproximam de um ideal de conhecimento. Para tanto, ela procura compreender os procedimentos que uma determinada disciplina cientifica utiliza para elaborar e testar suas teorias e para estimar o valor lógico e cognitivo de tais teorias. Não devemos esquecer nunca que o conhecimento é uma interpretação elaborada pelo homem para explicar sua realidade próxima.
Os principais problemas que a epistemologia toma como objetto de analise podem ser reduzidos a seis problemas: 1) as possibilidades do conhecimento; 2) os limites do conhecimento; 3) a origem do conhecimento; 4) a metodologia da produção do conhecimento; 5) as estruturas do conhecimento e 6) a verdade ( do conhecimento).
Conhecer um pouco de epistemologia se faz indispensável para professores de Física, dado que a Física é uma ciência que, em sua constituição histórica, fabrica modelos para explicar o funcionamento da natureza. Além disso, as pesquisas na área de ensino da Física indicam que o modo como é entendido o surgimento do conhecimento exerce influencia no contexto educacional, determinado a organização escolar, a definição de currículos e conteúdos e, conseqüentemente, a maneira de ensinar/aprender.
A busca do entendimento de como surge o conhecimento científico não é nova e é fonte de controvérsias. Na antiga Grécia que encontramos registros de uma série de explicações a respeito do mundo natural, sem o uso de elementos sobrenaturais. A partir do século XVII, iniciou-se a constituição de um conjunto de conhecimentos que deu respostas satisfatórias a problemas antigos e passou a ser definida como Ciência Moderna. Ela se distinguiu das demais formas de conhecimento quando seus resultados passaram a ser apresentados como conseqüência da experimentação e da matematização.
No inicio do século XX, novas teorias no campo da Física colocaram em dúvida as leis da mecânica newtoniana, que representava o caráter absolutista da Ciência em dar respostas “verdadeiras”.
Deve ficar claro para professores de Física, que não são ensinados dogmas ou verdades absolutas, mas conhecimento científico, elaborado historicamente pelo Homem e que deverá ser objeto de dúvida, no sentido de sua validação, por melhor coerência e resultado.
O conhecimento científico inicialmente teve uma forte influencia de Platão e Aristóteles. Para Platão (428-347 a.C.) o conhecimento verdadeiro é aquele em que a razão ultrapassa o mundo sensível e atinge o mundo das idéias, lugar dos modelos, das essências imutáveis de todas as coisas.
Aristóteles (384-322 a.C.), contrariando Platão, dava igual importância à matéria e à forma (idéia). Aristóteles coloca o empírico em evidência e alia a indução à dedução para chegar ao conhecimento verdadeiro. Seu método, denominado indutivo-dedutivo, foi hegemônico por longo tempo.
A
...