Equilibrio Heterogenio
Monografias: Equilibrio Heterogenio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessamartins25 • 5/11/2014 • 580 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Equilíbrio Heterogêneo
Introdução:
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis.
Equilíbrios químicos heterogêneos: São aqueles em que os reagentes e os produtos estão em fases diferentes.
Equilíbrios químicos homogêneos: São aqueles em que todos os participantes da reação (reagentes e produtos) encontram-se em um mesmo estado físico e, dessa forma, o sistema fica com uma única fase.
I- Objetivos:
Determinar a temperatura critica de solubilidade ou temperatura consoluta para o sistema fenol\água.
Determinar a composição critca para o mesmo sistema.
II- Materiais e Reagentes:
Reagentes
Vidrarias
Equipamentos
Água deionizada
Pipeta volumétrica 10 ml
Suporte para tubos de ensaio
Fenol
Tubo de ensaio
Pêra
Béquer de 50ml
Bico de Bunsen
Termômetro
Tela de amianto
Tripé
IV- Procedimento experimental:
Com auxilio de uma pipeta, colocou-se 11 ml de solução de fenol em um tubo de ensaio grande. (solução de fenol corresponde a 10 g de fenol e 1 g de água), após ter feito isto, vertou-se, com uma pipeta, 3 ml de água deionizada sobre a solução de fenol.
Fixou-se o tubo a uma haste, imergindo-o em um béquer contendo água, sobre um sistema de aquecimento, acionando-o imediatamente em banho maria.
Em seguida, agitou-se o interior do tubo até o desaparecimento de turvação. Com o auxilio de um termômetro verificou-se e anotou-se a temperatura.
Retirou-se o tubo do banho e agitou-se ate retornar a turvação. Anotou-se a nova temperatura. A temperatura de equilíbrio das 2 fases foi dada pela média entre as temperaturas encontradas nos itens 4 e 5.
Reintroduziu-se o tubo no banho, acrescentou-se água em porções de 3 ml, 3 ml, 5 ml, 9 ml, 12 ml, 17 ml e 17 ml, repetiu-se as operações dos itens 4,5 e 6. Controlou-se o aquecimento do banho, evitando seu excessivo aumento.
V- Resultados Obtidos e Discussão:
Temperatura do Fenol
...