Espelhos Planos E Esféricos
Artigo: Espelhos Planos E Esféricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauraangioletto • 8/6/2014 • 646 Palavras (3 Páginas) • 701 Visualizações
1. ESPELHOS PLANOS
O espelho plano é aquele que apresenta superfície plana e polida, onde a luz que incide é refletida de forma regular. Para que se obtenha um bom grau de reflexão, deve-se propiciar a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho de modo que seja a menor possível. Pode-se citar como exemplo comum de espelho, o vidro, que forma imagens nítidas.
Principais propriedades dos espelhos planos:
A imagem é formada atrás do espelho (ou seja, imagem virtual), através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem no espelho, tendo o mesmo tamanho do objeto;
O objeto e a imagem formada são simétricos, sendo a distância dos dois a mesma em relação ao espelho;
Ocorre a reversão da imagem (enantiomorfismo).
Os raios que “saem” de um objeto, que se encontra diante de um espelho plano, são refletidos no espelho e retornam atingindo os olhos, processo em que se forma uma imagem.
É possível afirmar que, em relação aos espelhos planos, o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície localizam-se no mesmo plano. Enquanto o ângulo de reflexão e o de incidência têm a mesma medida.
1.1 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS
Um espelho plano fornece apenas uma imagem de um objeto. Com a união de dois espelhos planos ocorre a formação de um ângulo entre ele, notam-se, assim, a presença de duas ou mais imagens. O número de imagens varia de acordo com o ângulo formado, aumentando conforme este diminui.
2. ESPELHOS ESFÉRICOS
O espelho esférico pode ser definido como uma calota esférica que possui uma parte polida e com grande poder de reflexão. Esse tipo de espelho pode ser classificado de acordo com a superfície refletora: se ela for interna, o espelho é chamado de côncavo; no entanto, se for externa, passa a ser denominado convexo.
As imagens formadas por esses espelhos são levemente distorcidas em relação ao objeto original. Essas distorções são conhecidas como aberrações de esfericidade. Deste modo, a posição e o tamanho das imagens fornecidas por espelhos esféricos podem ser determinados através do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem no espelho. Existem apenas três raios notáveis que determinam as características da imagem:
Todo raio que incidir paralelamente ao eixo principal será refletido passando pelo foco (F), sendo que o caminho inverso também ocorre;
Todo raio que incidir sobre o centro de curvatura (C) será refletido sobre si mesmo;
Todo raio que incidir sobre o vértice (V) será refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de reflexão é o mesmo que o de incidência;
2.1 CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS EM ESPELHOS ESFÉRICOS
As características de imagens em espelhos esféricos
...