TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio no CRAS

Por:   •  14/5/2015  •  Artigo  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.361 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁGIO - FINALIDADE E IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL¹

Nesta primeira web aula, iremos discutir a importância do estágio curricular para a aquisição do título de bacharel em Serviço Social, salientando a sua obrigatoriedade.

 

[pic 1]

Entretanto, ainda que o estágio seja uma atividade obrigatória, ele deve ser entendido como um momento “mágico” e único, pois é através dele que percebemos a relação existente entre todos os conteúdos adquiridos no curso com a realidade objetiva da prática do Assistente Social. 

Sabemos que o estágio está institucionalizado em todos os cursos das ciências sociais aplicadas, ou seja, as leis que regem a educação em nosso país prescrevem a necessidade do estudante vivenciar a realidade de sua futura profissão

E isso é muito bacana!

Afinal, é com a realização do estágio que você tem a oportunidade de aprender sobre a rotina da atividade do Assistente Social, conhecendo as reais necessidades do mercado de trabalho. Portanto, ele é o primeiro passo para o seu desenvolvimento profissional.

Além disso, você terá a oportunidade, por meio do estágio, de repensar o papel de sua futura profissão, de buscar soluções práticas para desenvolvê-la e se tornar um profissional de sucesso.

O estágio, portanto, é o momento de aliar a prática com a teoria. Para isso, ele apresenta diversos procedimentos de observação, reflexão, prática supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, atividades práticas e projetos de intervenção. Não adianta, pessoal, apenas teorizar sobre aulas ou aprender como ser crítico. Vocês concordam comigo? Daí a importância do estágio.

Inclusive, seria pertinente lembrar aqui as sábias palavras da Profª. Alzira Maria Baptista Lewgoy “Pensar, contemporaneamente, em formação profissional requer integrar o complexo debate sobre a relação educação/trabalho”.

Perceberam gente?

A prática do Assistente Social implica uma rígida e séria organização, um planejamento, uma avaliação, enfim, pensar sobre todas as dimensões acerca de sua realização. E isso só é possível por meio do estágio, por meio da observação e do acompanhamento da prática profissional.

O Estágio, portanto, proporciona ao aluno do curso de Serviço Social obter uma visão mais próxima, concreta e global da prática do Serviço Social. A atual demanda para o assistente social está voltada para um trabalho na esfera executiva, na formulação de políticas e na gestão de políticas sociais.

Você está preparado para isso?

Vejam, meus queridos, que é o momento de pesquisar, criar, articular conhecimentos que não imaginavam serem capazes de elaborar, voltado para o desenvolvimento de competências e construtora da cidadania.

[pic 2]

PARA FAZER: Agora, vá ao Fórum e faça um comentário sobre a importância do estágio para a sua formação profissional como assistente social.

Início ao estágio

Agora que você entendeu a importância e a finalidade de seu estágio curricular obrigatório, daremos início à apresentação de informações necessárias à atividade curricular do 5º Semestre de seu curso de Serviço Social.

Portanto, fiquemos atentos!

Ao realizar o Estágio no 5º Semestre, você deve estar atento aos principais objetivos a serem alcançados durante essa atividade curricular:

•Construção conjunta com supervisor de campo e orientador acadêmico do Plano do Estágio, que não mais é do que o planejamento do estágio;

•Observação da atuação profissional;

•Reconhecer as especificidades do trabalho profissional;

•Perceber os múltiplos aspectos objetivos e subjetivos que compõem o estudo da realidade social;

• Realizar análise crítica da realidade buscando ultrapassar o conhecimento do senso comum.

ATENÇÃO!

As atividades de seu estágio no 5º Semestre serão desenvolvidas em instituições que possui Assistente Social.

COMO SERÁ REALIZADO O ESTÁGIO NO 5º SEMESTRE?

Campo de Estágio

Carga horária

Desenvolvimento do Estágio

Instituições:

Públicas ou privadas, ONGs, movimentos sociais...

150 horas

De acordo com as orientações de estágio, o aluno deverá observar as atividades práticas cotidianas do assistente social e construir um “retrato” da realidade sócio institucional na qual essa prática se encontra inserida.

O estágio é uma atividade curricular obrigatória por lei.  A não totalização da carga horária a ser cumprida implica em reprovação.

Lembre-se de que o estágio é realizado INDIVIDUALMENTE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com