Estatística na gestão das empresas
Projeto de pesquisa: Estatística na gestão das empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: razao • 1/10/2013 • Projeto de pesquisa • 2.000 Palavras (8 Páginas) • 321 Visualizações
INTRODUÇÃO
A matemática, que é considerada “a ciência que uni a clareza do raciocínio a síntese da linguagem”, originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com caráter prático, utilitário e empírico. A Estatística, ramo da Matemática Aplicada, teve origem semelhante. Desde a Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativa da riquezas individual e social. Na idade Média colhiam-se informações, geralmente com finalidades tributárias ou bélicas. A partir do século XVIII o uso da Matemática (estatística), foi adquirindo aos poucos, feição verdadeiramente científica, deixando também de ser complicada e tornando mais simples.
Atualmente, há várias razões pelas quais tem a necessidade de se estudar a estatística, pelo fato de ter crescido enormemente nos últimos anos, ou mais ou mesmo nos últimos cinquenta anos. Uma razão desse crescimento é a abordagem e utilização na Administração e em muitas outras atividades que afetam diretamente a nossa vida. Outra razão é quantidade de dados processados e fornecidos ao público, por exemplo: para exercer vigilância torna-se necessário um número cada vez maior de pessoas com conhecimento estatístico que participem de coleta de dados, da sua análise e, que é igualmente importante, de todo o planejamento preliminar.
Assim neste trabalho o nosso objetivo é tentar fornecer uma coleta de dados e uma qualidade quantitativa de informações conforme estudo de caso, para uma boa toma de decisão, aplicando para isso o conhecimento estatístico, quem sabe assim atingir um bom resultado e padronização ou melhorias dos métodos utilizados na industrialização ou fabricação de determinados produtos oferecidos a população.
ETAPA 1
Conforme o solicitado para se fazer no início desta etapa, nos vem uma pergunta importante o que é Estatística?
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organizacional, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
O termo estatística surge da expressão em latim, statisticum collegium, de onde surgiu a palavra em italiano statista, que significa “homem de estado”, ou político, a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado.
Muito dos conhecimentos que temos foram obtidos na antiguidade por acaso e, outros, por necessidades práticas, sem aplicação de um método.
Hoje praticamente todo acrescimento de conhecimento resulta da observação e estudo. É bem verdade que inicialmente este conhecimento possa ter sido observado inicialmente por acaso, o que temos hoje é aplicação de processos científicos tais como a utilização de métodos.
Todo método é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja. Esses métodos podem ser por exemplo: Experimental e Estatístico. O método experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. Este é o método preferido no estudo da Física, da Química etc. Como exemplo, podemos citar a determinação das causas que definem o preço, de uma mercadoria. Para aplicarmos o método experimental, teríamos de fazer variar a quantidade da mercadoria e verificar se tal fato iria influenciar seu preço. Porém, seria necessário que não houvesse alteração nos outros fatores, que no momento da pesquisa tivesse uma uniformidade dos salários, o gosto dos consumidores deveria permanecer constante, seria necessária a fixação do nível geral dos preços das outras necessidades etc. Mas isso é impossível.
Para este caso lançamos mão, de outro método, embora um pouco mais difícil e menos preciso denominado método estatístico. Este é utilizado diante da impossibilidade de manter as cousas constantes, admite todas essas causas presentes vaiando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influência cabem a cada uma delas.
Na estatística, faz a utilização de números as observações que fazem de elementos com, pelo menos, uma característica comum (por exemplo: os alunos do sexo masculino de uma comunidade), obtemos os chamados dados referente a esses elementos.
Podemos assim especificar que a coleta, a organização e a descrição dos dados, estão a cargo da Estatística Descritiva, enquanto a análise e interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial.
Para entender melhor vejamos o caso a seguir:
Uma grande amostra de homens, com 48 anos de idade, foi estudada durante 18 anos, para os solteiros 70% ainda estavam viva aos 65 anos, para os casados 90% estavam vivos aos 65 anos. Neste exemplo a estatística descritiva faz afirmações tais como “Para os que são solteiros, 70% ainda estavam vivos aos 65 anos”, e “Para os casados ainda estavam vivos aos 65 anos”, já aos fazermos uma inferência do estudo é o fato que de ser casado está associado a uma vida mais longa.
A estatística tem um grande campo de atuação ou aplicação extensiva tais como:
• Bioestatística
• Ciência atuarial
• Demografia
• Ecologia de populações
• Contabilometria
• Controle de qualidade
• Estatística comercial
• Estatística econômica
• Estatística engenharia
• Estatística física
• Estatística populacional
• Geoestatística
• Quimiometria
• Termodinâmica estatística
• Pesquisa operacional
A estatística na administração, funciona como uma importante ferramenta para se diagnostica problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.
A Estatística para a Administração na área de Marketing, que se serve de diversos tipos de pesquisas. Por exemplo: na avaliação com relação a percepção do consumidor com relação a marca, a aceitação de um novo produto, a satisfação do cliente, etc., na empresa
...