Estudo De Caso Katia
Trabalho Escolar: Estudo De Caso Katia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagodiabreu • 7/8/2014 • 793 Palavras (4 Páginas) • 1.115 Visualizações
Estudo de caso Katia – Thiago Ferreira Diaz Abreu
Neste estudo de caso, abordarei cada tópico com os seguintes itens: : problema, recomendação, resultado.
Problema 1: “Cada um faz a mesma coisa de um jeito diferente”.
Recomendação: Claramente, cabe a gerência da loja em que ela trabalha, estabelecer um procedimento de como as coisas devem ser feitas, fazendo depois um treinamento, para que toda a loja siga um padrão de trabalho.
Resultado: Esse padrão vai aumentar a eficiência e rapidez dos processos, assim como evitar que haja dúvidas de como proceder em determinadas circunstancias.
Problema 2: Quantidade de trabalho designado a Katia. Segue o item 4.1 da NR-17:
4.1. A disposição física e o número de checkouts em atividade (abertos) e de operadores devem ser compatíveis com o fluxo de clientes, de modo a adequar o ritmo de trabalho às características psicofisiológicas de cada operador, por meio da adoção de pelo menos um dos seguintes itens, cuja escolha fica a critério da empresa:
a) pessoas para apoio ou substituição, quando necessário;
b) filas únicas por grupos de checkouts;
c) caixas especiais (idosos, gestantes, deficientes, clientes com pequenas quantidades de mercadorias);
d) pausas durante a jornada de trabalho;
e) rodízio entre os operadores de checkouts com características diferentes;
f) outras medidas que ajudem a manter o movimento adequado de atendimento sem a sobrecarga do operador de checkout.
Recomendação: Contratação de mais funcionários para atender a demanda da empresa.
Resultado: Reduzir a carga de trabalho dos funcionários ao nível aceitável.
Problema 3: Tamanho do balcão de atendimento.
Recomendação: NR 17, anexo 1, item 2.1 a). Fazer levantamento da estatura dos profissionais e decidir se será providenciado balcão que atenda a 90% dos profissionaisprocurar ou então comprar balcão com ajuste de altura que atenda ao levantamento feito.
Resultado: Redução das dores lombares dos funcionários e adequação as normas da NR-17.
Problema 4: “O computador muito útil, mas cria um monte de problemas, pois a interface do programa não é amigável e se confunde com o plano de fundo da tela.” O software utilizado é confuso e gera erros: “se todas as funcionárias erram, tem algo errado com o software”
Recomendação: Caso a empresa seja pequena, basta contratar um técnico em informática/excel para formar um sistema de acordo com as necessidades dos usuários. Caso contrário, será necessário contratar uma empresa de sistemas para resolver o problema.
Resultado: Agilização do processo de registros (diminuição da sobrecarga dos funcionários) e diminuição das filas no atendimento.
Problema 5: A cadeira que ela utiliza não permite a regulagem; A mesa para o computador não dá suporte para escrever e não há espaço para o teclado e o mouse;
Recomendação: De acordo com a NR-17, anexo 1, item 2.1:
2.1. Em relação ao mobiliário do checkout e às suas dimensões, incluindo distâncias e alturas, no posto de trabalho deve-se:
...