Experimento De Eletrização
Trabalho Universitário: Experimento De Eletrização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rntgoes • 23/9/2014 • 2.295 Palavras (10 Páginas) • 435 Visualizações
SUMÁRIO
OBJETIVO 3
INTRORODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
1 - ELETROSCÓPIO 5
2 - EXPERIMENTO: PÊNDULO 7
3 - GERADOR VANN DER GRAFF 14
APÊNDICE 16
1.1 Máquina Fotocopiadora 16
1.2 Pintura Eletrostática 17
CONCLUSÃO 19
BIBLIOGRAFIA 20
OBJETIVO
Estudar os processos de eletrização e observar a eletrização em diversos materiais, utilizando-se de eletroscópio.
Medir a força eletrostática utilizando-se de um pêndulo.
Verificar e compreender os processos eletrostáticos presentes no gerador de Vann der Graff.
INTRORODUÇÃO
O grande objetivo da aula de laboratório tendo como tema “Eletrização” é representar os resultados de um trabalho experimental de eletrostática, onde objetos com cargas somente negativas ou positivas se repelem e objetos com ambas as cargas se atraem, ou seja:
DESENVOLVIMENTO
1 - ELETROSCÓPIO
Em primeiro instante, verificamos o funcionamento do eletroscópio:
Aproxima-se o tubo de plástico eletrizado na parte superior condutora do eletroscópio. E pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas. Como as folhas ficam carregadas com cargas de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, como ilustra a figura abaixo.
Depois que o eletroscópio estiver eletrizado, basta que encoste a mão na parte superior do eletroscópio, pois quando isso é feito, os elétrons em excesso, escoem pelo seu corpo até a Terra, assim a parte superior ficara neutra e as laminas retornaram ao modo inicial.
2 - EXPERIMENTO: PÊNDULO
Material utilizado
Pêndulo;
Tudo de plástico vermelho;
Canudo;
Tubo de vidro;
Flanela;
Guardanapo de papel.
Iniciamos os estudos de cargas elétricas. Utilizamos materiais citados anteriormente para o desenvolvimento prático das cargas elétricas onde, atritamos um tubo vermelho com uma flanela para alterarmos sua carga elétrica e depois aproximamos da esfera de isopor para analisar qual ângulo obteríamos até que a esfera se desprendesse do tubo e voltasse para sua posição de início.
ELETRIZAÇÃO DE CORPOS
A única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons. Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula.
Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa.
Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.
Fique atento:
É comum haver confusão sobre corpos positivamente carregados, principalmente, já que é plausível de se pensar que para que o corpo tenha carga elétrica positiva ele deva receber carga elétrica positiva, ou seja, ganhar prótons. Quando na verdade um corpo está positivamente carregado se ele perder elétrons, ficando com menos carga elétrica negativa. Para que durante os cálculos você não se confunda, lembre-se que a física vista em nível de ensino médio estuda apenas reações elementares e cotidianas, como o movimento de elétrons. As reações onde às partículas intranucleares (nêutrons e prótons) podem ser modificadas são estudadas na parte da ciência conhecida como Física Nuclear.
Eletrizar um corpo significa basicamente tornar diferente o número de prótons e de elétrons (adicionando ou reduzindo o número de elétrons).
Podemos definir a carga elétrica de um corpo (Q) pela relação:
Q = n.e
Onde:
Q = Carga elétrica, medida em Coulomb no SI
N = quantidade de cargas elementares, que é uma grandeza adimensional e têm sempre valor inteiro (n=1, 2, 3, 4...)
e = carga elétrica elementar (e = 1,6.10-19 C)
A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem) e a conservação de cargas elétricas, a qual
...