Experimento Envolvendo Calorimetria
Exames: Experimento Envolvendo Calorimetria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paula12 • 28/11/2013 • 534 Palavras (3 Páginas) • 945 Visualizações
2°experimentro (Bexiga na garrafa)
Assuntos envolvidos:
• Pressão
• Variação de temperatura
• Propagação de calor
Fenômeno
Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará. A atmosfera tem massa e, portanto, tem peso. O peso da atmosfera comprime cada centímetro quadrado de tudo que está imerso.
Apesar de estarmos sujeitos à pressão atmosférica não a percebemos. Por exemplo, a pressão atmosférica atua em nosso corpo no sentido de diminuir seu volume. No entanto, os fluidos no interior do corpo exercem pressão de dentro para fora de forma a neutralizarem a ação da pressão externa. Se por ventura a pressão em um dos lados aumentarem ou diminuir relação ao outro lado, o equilíbrio será rompido e o volume do corpo irá variar.
Há vários experimentos que nos permitem ver a pressão atmosférica em ação. Um deles é o da bexiga que entra na garrafa.
Explicação
Como a garrafa sem tampa é um sistema aberto, quando colocamos água quente dentro do recipiente o ar proveniente no seu interior se expande aumentando a pressão no interior da garrafa. A colocação da bexiga na boca da garrafa veda completamente a passagem de ar de volta para dentro do recipiente. À medida que o ar na garrafa fechada esfria, sua pressão tende a diminuir, pois agora a garrafa é um sistema fechado. Como isso gera desequilíbrio em relação à pressão atmosférica, que fica maior, há uma tendência natural de retorno ao equilíbrio. Para isso, há necessidade de entrada de ar para dentro da garrafa, o que não é possível por causa da bexiga que veda a passagem do ar. Mas não por muito tempo. Quanto mais o ar da garrafa esfria, maior fica a diferença de pressão em relação ao exterior e mais pressionada fica a garrafa, que tenta impedir a entrada do ar. Mas há um momento em que ela não mais conseguirá impedir a passagem de ar. Como a bexiga é flexível, ele se deforma e é forçado a entrar na garrafa para proporcionar o retorno da pressão na garrafa ao equilíbrio com a pressão atmosférica.
Aquecer a garrafa para aumentar a pressão em seu interior. Com isso, o ar preso na garrafa tentará se expandir o que aumentará a pressão interna, tornando-a superior à pressão atmosférica. Para escapar, o ar vai precisar expelir a bexiga da garrafa.
Matérias necessárias:
-Panela para ferver a água
- Garrafa de vidro ou plástico
- Vasilha
- Funil
- Bexiga
Procedimento
1° passo- Usar
...