Experimento: Radiação Beta E Estatística De Poisson
Monografias: Experimento: Radiação Beta E Estatística De Poisson. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: renanpinheiro • 11/2/2014 • 265 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
O experimento consistiu na estatística de eventos aleatórios, onde os eventos foram pulsos de um detector de radiação Geiger-Muller expostos a raios β de uma fonte de Criptônio (Kr).
É denominado de processo estacionário um processo aleatório contínuo com uma taxa média m se:
(1)
onde N corresponde ao número de eventos acumulados num tempo T.
Para determinarmos que um processo tenha uma taxa estacionária na escala de tempo do próprio experimento deve-se fazer medidas repetidas de um número de contagens ni em intervalos de tempo ti e observar se há uma tendência nos valores sucessivos de . Como essas taxas variam deve-se conhecer qual é a distribuição do número de contagens num intervalo fixo de tempo para analisar se as flutuações (das contagens) estão dentro de um limite razoável. Essa distribuição mencionada é a distribuição de Poisson, definida por:
(2)
que é a probabilidade de registrar n contagens (n, sempre inteiro) quando m (geralmente m, um não-inteiro) for um número esperado, ou seja, a taxa média m multiplicada pelo intervalo de contagens.
No experimento, um contador Geiger-Muller foi exposto á radiação beta de uma fonte Criptônio e registrou a freqüência de contagens em intervalos de tempos iguais. As distribuições experimentais e seus desvios padrões serão comparados com distribuições e desvios padrões teóricos neste relatório.
Temos, então, como objetivo aplicar a estatística de Poisson para analisar a detecção de radiação beta proveniente de uma fonte de Criptônio (Kr).
2- Procedimento experimental
Para este experimento nós utilizamos um detector de Geiger-Muller, uma fonte de Criptônio (Kr), uma capela com suporte para fonte e tubo do contador.
...