Exploração E Extração Do Petroleo
Exames: Exploração E Extração Do Petroleo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thay.amaro • 5/4/2014 • 2.491 Palavras (10 Páginas) • 365 Visualizações
Exploração e extração do petróleo
O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes:
1º Prospecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.
O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas-reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satélites. Ele também utiliza alguns equipamentos; veja alguns deles:
• Gravímetro: detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo;
• Magnetômetros: mede minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo;
• Sniffers(farejadores): narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos (constituintes do petróleo);
• Sismólogos: esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadoresque golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.
2º Perfuração: uma vez descobertas as jazidas de petróleo, realiza-se a marcação com coordenadas GPS e boias marcadoras sobre a água do mar. Se for na terra, realiza-se a perfuração do solo de um primeiro poço. Se realmente existir o petróleo, outros poços são perfurados e analisa-se se a extração é viável economicamente.
Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros, é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas (imagem). As torres de perfuração podem ter uma broca simples com diamantes industriais; ou um trio de brocas interligadas com dentes de aço.
Note, na imagem abaixo, que são necessários uma bomba de lama (2) e um tanque de lama (5). Isso ocorre porque uma lama especial resfria as brocas durante a perfuração. Além de lubrificar o sistema, ela traz para a superfície rochas que serão analisadas.
3º Extração: na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos (como o “cavalo de pau” mostrado na figura a seguir) que bombardeiam o petróleo para a superfície.
Se o petróleo for muito denso é preciso injetar vapor de água aquecido sob pressão por meio de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço.
No mar, essa extração é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda. Há varios tipos de plataformas para exploração de petróleo em alto-mar, veja as principais:
http://www.brasilescola.com/quimica/exploracao-extracao-petroleo.htm
Petróleo – Como é formado e extraído
O petróleo demora milhares de anos para ser formado. Essa formação acontece através da deposição de restos de animais e plantas mortos no fundo de lagos e mares. Aos poucos, esses restos foram cobertos por sedimentos, que se transformaram em rochas sedimentares. O empilhamento dessas camadas causou muito calor e alta pressão no fundo da Terra, o que gerou complexas reações, como a formação do petróleo.
Por ter sido formado dessa maneira, o petróleo é encontrado em cavidades profundas entre as camadas do subsolo. Por isso, quando o petróleo é extraído, geralmente vem acompanhado de água salgada, pois o local de onde ele foi retirado pode ter sido um mar no passado distante.
O petróleo é formado por átomos de carbono, hidrogênio e, na maioria das vezes, de enxofre. Entretanto, como o enxofre é responsável pelo mau cheiro dos produtos na queima de combustível e pelo mau funcionamento de motores, ele deve ser retirado em um processo de decantação.
Para a extração do petróleo, é preciso fazer um estudo profundo das localidades onde seja possível encontrar o chamado “ouro negro”. Para tanto, são necessárias as presenças de vários profissionais como paleontólogos, agrônomos, geógrafos e outros. Para tal estudo, são usados aviões sonda, satélites e terremotos artificiais para que o tipo de rocha seja identificado em cada região. Como foi descrito acima, o petróleo é encontrado onde há rochas sedimentares. Entretanto, para ter certeza de que existe petróleo no terreno, é necessário fazer perfurações no solo.
O sistema de extração é diferente para cada tipo de jazida. Se ela tiver a quantidade de gás suficiente, a própria pressão dele faz com que o óleo jorre pelo local perfurado. No entanto, se houver pressão fraca ou nula, são necessários modos artificiais para fazer a extração como bombas de extração. Infelizmente, mesmo com a utilização de tecnologia na extração do petróleo, 50% dele não pode ser retirado das jazidas, por serem muito profundas e irregulares.
Nesse sistema de bombeamento, é usado um motor elétrico que aciona uma caixa de engrenagens que, por sua vez, movimenta uma alavanca que empurra e puxa uma vareta polida para cima e para baixo. Tal vareta é fixada em uma vareta de sucção, que é fixada a uma bomba, que é forçada para cima e para baixo, criando uma sucção que puxa o petróleo para a superfície.
O petróleo é muito importante para os humanos, pois, além de servir como combustível para automóveis, aeronaves e navios, ele é a matéria-prima como o plástico. Por isso, temos que preservá-lo ao máximo, já que em alguns anos, todas as jazidas do mundo estarão esgotadas.
http://www.saibacomo.org/como-e-formado-e-extraido-o-petroleo/
O processo de extração de petróleo varia muito, de acordo com a profundidade em que o óleo se encontra. Ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou até milhares de metros abaixo do nível do mar. É o caso das megarreservas descobertas na bacia
...