TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Do Limoneno Da Casca De Laranja

Dissertações: Extração Do Limoneno Da Casca De Laranja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 4

CONTEÚDO

1. Introdução 2

2. Objetivo 4

3. Material 5

4. Metodologia 6

5. Resultados e discussão 7

6. Conclusão 8

Referências 9

1. INTRODUÇÃO

A extração sólido-líquido consiste na separação de um ou mais componentes de um sólido através de um solvente adequado. Este processo é altamente influenciado pelo modo como o solvente entra em contato com o soluto contido no sólido. Neste sentido, para maior rendimento na extração sólido-líquido, a amostra pode ser reduzida de tamanho (FERNANDES et al., 2013).

Há diversas metodologias para a extração de substâncias orgânicas a partir de fontes naturais. Dependendo da natureza do material a extrair, algumas técnicas são mais recomendadas que outras. Por exemplo, geralmente usa-se a destilação por arraste a vapor na extração de essências ou óleos voláteis. Para óleos (e gorduras) não voláteis (óleos fixos) a extração contínua por meio de solvente orgânico em extrator de Soxhlet é a metodologia mais conveniente (MARTINS; FERREIRA, 2009).

Na extração do limoneno a partir da casca de laranja foi utilizado o extrator de Soxhlet (Figura 1). Este aparelho possui um recipiente de vidro onde deverá ser colocado o sólido a ser extraído, completamente envolto com um papel filtro. O aparelho é conectado a um balão como solvente em ebulição, que se evapora e sobe pelo braço do aparelho, condensando-se no refrigerador e gotejando sobre o cartucho de papel de filtro. O recipiente possui um pequeno braço retorcido (sifão), que retorna ao balão. Ao encher o recipiente até a altura da dobra do sifão, o solvente, contendo parte da substância dissolvida, volta ao balão completamente através do sifão. O solvente evapora-se novamente, deixando a substância dissolvida novamente. O processo se repete até que todo o material tenha sido extraído (ROCHA, 1999).

Figura 1 – Extrator de Soxhlet

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAelB0AC/relatorio-extracao-extrator-soxhlet

O limoneno, 4-isoproprenil-1-metilciclohexano, é uma substância líquida aromática nas condições ambiente. Na molécula de limoneno, salienta-se: ciclohexeno, metila, ligação dupla e carbono quiral. Ele chega a compor cerca de 96% do óleo essencial obtido das cascas da laranja, sendo responsável em grande parte pelo seu aroma (GARRET).

Figura 2 – Estrutura molecular do Limoneno.

Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-quimicos-na-defesa-das-plantas.htm

2. OBJETIVO

Extrair o limoneno da casca de laranja através do método de extração sólido-líquido em extrator de Soxhlet.

3. MATERIAL

• 200 mL de hexano

• 10,0370 g de casca de laranja

• Aparelho de Soxhlet

• Balança analítica

• Balão de 250 mL

• Banho de circulação

• Condensador

• Garra

• Manta aquecedora

• Papel filtro

• Pedras de ebulição

• Suporte universal

4. METODOLOGIA

Foram pesados 10,0370 g de casca de laranja em balança analítica e colocados dentro de um cartucho feito de papel filtro. O cartucho foi fechado e colocado no aparelho de Soxhlet. Em seguida, foram colocados 200 mL de hexano e pedrinhas de ebulição dentro de um balão de 250 mL. O balão foi colocado no sistema de aparelhagem (Figura 1-A) e ligou-se o banho de circulação. Logo depois, ligou-se o sistema de aquecimento. O aquecimento foi mantido em uma temperatura em que o gotejamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com