Lavrador é preso por raspar casca de árvore
Resenha: Lavrador é preso por raspar casca de árvore. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biab • 5/6/2013 • Resenha • 224 Palavras (1 Páginas) • 1.415 Visualizações
Texto
Lavrador é preso por raspar casca de árvore
Ele usava a casca de árvore para fazer chá para sua mulher, que está doente
O ministro José Sarney Filho (Meio Ambiente) e as entidades ambientalistas Greenpeace e ISA (Instituto Socioambiental) criticaram a prisão, em flagrante, do lavrador José dos Anjos, 58 anos, que, durante dois anos, raspou a casca de uma árvore para fazer chá para sua mulher, que está doente.
José raspava a casca de uma árvore chamada almesca, em uma área de preservação permanente que fica às margens do córrego Pindaíba, em Planaltina (a 44 km de Brasília).
O lavrador disse que usava a casca para fazer chá para a mulher, Helena dos Anjos. Ela tem Doença de Chagas. José conta que soube que o chá melhorava as condições dos acometidos pela doença.
Em 20 de junho de 2000, José foi surpreendido com um tiro para o alto, dado por soldados da Polícia Florestal, quando raspava a almesca. Preso em flagrante delito, algemado e levado para a delegacia, o lavrador foi enquadrado na Lei do Meio Ambiente (Lei 9.605, de 1998). Segundo o delegado Ivanilson Severino de Melo, José provocou "danos diretos ao patrimônio ambiental”, crime previsto no artigo 40 da lei. O delito, inafiançável, é punido com 1 a 5 anos de prisão.
José foi colocado numa cela com outros cinco presos, acusados de homicídio e roubo.
...