Extração Liquido-liquido
Casos: Extração Liquido-liquido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natasha_pim • 6/2/2015 • 261 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Introdução
A extração liquido-liquido é utilizada para a separação de dois líquidos que são miscíveis entre si, é adicionado um terceiro liquido que será insolúvel em uma parte formando duas fases, assim possibilitando a separação dos líquidos. Existem dois tipos de extração liquido-liquido: continua e a descontinua.
Contínua: Quando o composto orgânico é mais solúvel em água do que no solvente orgânico.
Descontínua: Consiste em agitar uma solução aquosa com um solvente orgânico num funil de separação, a fim de extrair determinada substância. A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído.
Agente secante é um sal orgânico anidro que tem a capacidade de se ligar com as moléculas de agua, formando hidratos. Existem vários tipos de agentes secantes, cada um tem sua capacidade, inteireza. A capacidade de um agente secante é a quantidade que ele absorve por unidade de peso. Inteireza é a eficiência com que um composto remove toda a agua de uma solução quando o equilíbrio é atingido. O sulfato de sódio é o mais utilizado, ele é pouco agressivo e muito eficiente.
Para agilizar a evaporação do solvente pode utilizar um rotoevaporador que funciona da seguinte maneira: ele possui um sistema a vácuo, e quando o vácuo é formado a pressão interna aumenta fazendo com que o ponto de ebulição do solvente diminuía e ainda para acelerar ainda mais o solvente é colocado em banho-maria, com essa combinação a evaporação do solvente é feita em poucos minutos, tendo assim a extração do produto desejado.
...