FUNDO DE INVESTIMENTO
Seminário: FUNDO DE INVESTIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MAXIMUS • 28/3/2014 • Seminário • 889 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros. Conheça abaixo cada um deles:
FUNDO DE INVESTIMENTO
Também pode ser denominado por comunhão de recursos financeiros, isto é, todo o valor investido é utilizado na compra de bens, seja mobiliários ou títulos, que são todos passados ao investidor. Por tanto, o fundo de investimento é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos.
Os fundos de investimentos são classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente usa-se os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.
Principais características:
Um fundo é compartilhado, isto é, sua composição é feito com recursos de diverssos investidores
O objetivo é tentar maximizar os lucros (retorno) com menor risco
Geralmente os fundos exigem um investimento mínimo, cujo valor dependerá da instituição e das características do fund.
Eles podem ser classificados em: Renda fixa, renda variável, Multimercado e outros
Em uma classificação mais específica eles podem ser destinados a investimentos em: ações, câmbio, imóveis, ouro, títulos do governo, entre outros.
CADERNETA DE POUPANÇA
Classificado por conservador, a carderneta de poupança é muito conhecida, principalmente por poder ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas ir a um banco juntamente com seu CPF, RG, Holerite ou qualquer comprovante de renda e um comprovante de residência atual. A poupança é um investimento muito tradicional e conservador, paga juros bem baixos mais é seguro. Geralmente a taxa de juros da poupança gira em torno de 0,6% (seis por cento).
Principais características:
Rendimento: TR + 0,6%
Isenção de imposto de renda
Não há limite mínimo para aplicação ou quando há é apenas simbólico
Menores de idade poderão ter Caderneta de Poupança
CÂMBIO
Investir em câmbio significa comprar moedas estrangeiras, como o Dólar, Euro ou Libra, por exemplo. Na compra de uma moeda o investidor espera que esta tenha uma valorização em relação à moeda corrente, o Real, e assim vendê-la por um valor acima do valor de compra. Mas a compra de moeda também poderá ter outras finalidades, como viagens para o exterior onde a mesma será usada ou para investimento de longo prazo.
No caso do Dólar as cotações em relação ao Real podem ser classificadas em:
Comercial: é a cotação oficial usada nas operações comerciais e nas remessas de moeda de empresas com sede no exterior.
Turismo ou Flutuante: é usado como referência para compra de moeda estrangeira para viagem, tanto em espécie quanto em travellers.
Paralelo: Não é reconhecido pelo mercado, mas é usado em operações do chamado mercado negro, geralmente pelos conhecidos “doleiros”.
OURO
O ouro é um investimento reconhecidamente como seguro e pode ser feito através dos bancos. As barras de ouro compradas podem ficar com o comprador ou ele poderá contratar um serviço de custódia ou guarda nos bancos. diariamente são informados os valores do grama do ouro para compra e venda.
CDB e RDB
O CDB-Certificado de Depósitos Bancários, é o mesmo que financiar um valor para o banco, em que ao final do prazo estabelecido o banco pagará o valor que foi emprestado acrescido de juros, ou seja receberá o dinheiro
...