Fenomenos
Projeto de pesquisa: Fenomenos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagnerrossa815 • 12/2/2015 • Projeto de pesquisa • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 137 Visualizações
1.1 - Definição do problema
Toda e qualquer organização, seja qual for o seu ramo de atividade, é formada por pessoas. Essa constatação leva ao reconhecimento de que geri-las para obter das mesmas as respostas desejadas em termos de colaboração requer perspicácia, desde a identificação de talentos à adoção de técnicas que, não de hoje, povoam a preocupação de administradores mundo afora.
Encontrar o parceiro certo para a função certa, de modo a alinhá-lo, através de capacitação contínua e treinamento, ao planejamento estratégico da empresa requer critérios e instrumentos adequados.
É neste sentido que a administração de recursos humanos tem no recrutamento, na seleção e no treinamento uma ferramenta potencial que pode definir a sobrevivência ou o fracasso de uma empresa.
A cidade de Picos (Piauí) é um pólo empreendedor que tem no comércio de produtos e serviços a sua mais expressiva atividade econômica. Compra, vende, emprega, impacta o PIB, gera divisas e faz, com isso, girar a roda do progresso. Lida, para desenvolver suas atividades, com grande número de pessoas, num mercado aberto, competitivo, cujo dever é se situar na qualidade dos produtos e dos serviços que oferece, o que exige agregação de valor por meio do pessoal que colabora com as empresas.
Mais especificamente no segmento de calçados e vestuários, por ser uma área ligada à moda, marketing pessoal, com uma segmentação de clientes com personalidade definida por sexo, idade, poder aquisitivo, cultura, entre outros valores, além de amplo conhecimento dos produtos que a empresa oferece, requer um quadro de pessoal devidamente qualificado para atender as expectativas, proporcionando a satisfação do segmento a que se propõe a atender.
14
É nessa ligação que recrutamento, seleção e treinamento devem incorporar as estratégias das organizações no sentido de agregar valor, por meio do capital humano. Intangível que é, este capital torna-se, a cada dia, mais requisitado uma vez que representa a imagem da empresa e sua ligação com o foco principal que é o seu melhor ativo: o cliente.
Diante dessa realidade, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: Como os critérios utilizados para recrutamento, seleção e treinamento de recursos humanos podem contribuir para um diferencial competitivo em empresas picoenses nos segmentos de calçados e vestuários?
1.2 - Objetivos
1.2.1- Objetivo geral
Analisar os critérios utilizados para recrutamento, seleção e treinamento de recursos humanos, por meio da análise de sua funcionalidade como estratégia competitiva em empresas do segmento calçados e vestuários em Picos - PI.
1.2.2- Objetivos específicos Descrever o processo de recrutamento tendo em vista os instrumentos utilizados; Identificar os critérios e ferramentas utilizadas para selecionar as pessoas mais adequadas aos cargos; Verificar a preocupação das empresas analisadas com a realização do treinamento para melhor desenvolvimento profissional dos colaboradores.
1.3 Justificativa
As organizações são criadas para satisfazer um conjunto de necessidades pertinentes a um determinado segmento. Elas nascem, pois, a partir do propósito de alguém em torno de uma causa que engloba justificativas pessoais e sociais no seu bojo de existência.
15
Nesse sentido, tem-se na razão das empresas, independente do ramo em que atuem, um processo histórico de gerenciamento de sua força de trabalho com olhar voltado para a eficiência e para a eficácia. Nas palavras de Silva e Silva (2006, p. 3), “na medida em que trabalhar com pessoas se torna um processo, torna-se evidente que a administração de recursos humanos se relaciona com a tarefa de atrair, reter e manter uma força de trabalho que seja eficiente e eficaz”.
Assim como os clientes têm sua cultura, as pessoas, na qualidade de componentes de um quadro de pessoal de uma determinada organização, também têm a sua cultura, que deve ser alinhada à cultura organizacional, sem no entantodespersonificar os valores que o colaborador deve trazer de bom para o cotidiano da empresa. Elas trazem soluções, mas também tem problemas que, ao contrário do que se apregoava na administração clássica, dá pra geri-los, mas não é possível ignorá-los. É neste sentido que:
Compor o quadro de pessoal de uma organização é algo que parece ser bastante simples, mas as implicações estão inseridas quando começam os primeiros problemas de relacionamentos, absenteísmo, desmotivação, entre outros, que
...