Filosofia aplicada ao serviço social. Questões avaliativas
Ensaio: Filosofia aplicada ao serviço social. Questões avaliativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianajunior • 28/10/2014 • Ensaio • 290 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
QUESTÕES AVALIATIVAS.
1- Reflita sobre exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ele é distinta e abarca muitas particularidades.
Acultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro.
Por essa razão não existe uma cultura brasileira igual e sim várias culturasdiferentes como a indígena, africana e a portuguesa, as diferenças entre elas consiste na renda, no estilo de vida e também na variedade de paisagens regionais do país.
2-Foi visto que o problema doconhecimento é um dos temas centrais da Filosofia.
Explique por quê:
Os filósofos sempre estivaram voltados para o estudo do conhecimento, sobre a diferença entre o conhecimento que nossos sentidos nosoferecem e o conhecimento que nosso pensamento alcança e se tornou uma preocupação diante das atitudes de pluralidade e conflitos entre várias antologias.
3-Analise e defina as diferenças de métodoentre Platão e Aristóteles.
O procedimento de Platão é denominado de dialética que consiste em trabalhar expondo e examinando teses contrárias sobre um mesmo assunto, para descobrir qual das teses éfalsa e deve ser abandonada e qual a verdadeira deve ser conservada.
Para Aristóteles nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acúmulo das informações trazidas por todos os graus de modoque, em lugar de uma ruptura entre conhecimento sensível e o intelectual há uma continuidade entre eles .
4-Explique quais as diferenças entre as correntes empiristas e racionalistas e diga quaisquais foram seus principais expoentes.
Para os racionalistas o fundamento ea fonte de todo e qualquer conhecimento é a matemática, que depende exclusivamente do uso da razão e que usa a percepçãosensível sob o controle da atividade do intelecto, a razão tomada em si mesma e sem apoio da experiência sensível é o fundamento ea fonte do conhecimento verdadeiro.
Seu principal expoente foi René... [continua]
...