Fisica campo magnético e vetor de indução magnética
Projeto de pesquisa: Fisica campo magnético e vetor de indução magnética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reidomacete • 14/11/2014 • Projeto de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
1 - Objetivo:
O objetivo desse experimento é identificar e descrever o campo magnético e o vetor de indução magnética, concluir que a variação do fluxo de indução magnética pode induzir uma corrente elétrica em um condutor e concluir que uma corrente elétrica é capaz de produzir efeitos magnéticos.
2 - Lista de materiais:
Parte 1:
- Um multiteste regulado para ohmímetro;
- Um diodo (ou painel para associação de resistores).
3 - Procedimento da experiência:
Parte 1:
1 - Com o multímetro ligado, aproximamos e afastamos o imã suavemente conforme o experimento e achamos o seguinte valor da corrente elétrica: 0,16 mAh.
2 – Repetimos o procedimento descrito na pergunta 1, aproximando e afastando o imã com maior velocidade e encontramos o seguinte valor da corrente elétrica: 0,28 mAh.
3 – Relacione a direção do campo magnético do imã sobre a bobina com o sentido da corrente elétrica no interior das espiras. Faça um desenho esquemático mostrando esta relação.
Parte 2:
Com a chave liga-desliga na posição desligada, regule a tensão no gerador para 5,0 V. Dependure o ímã no gancho duplo em “V” com um pequeno pedaço de cordão, na frente das bobinas, afastado uns dois centímetros das mesmas e de frente para elas.
4 – Aproxime o imã perpendicularmente à bobina e coloque a chave na posição direta (para baixo). Observe e descreva o fenômeno acontecido.
R: A polaridade sul do imã foi atraída pela polaridade norte da bobina.
5 – Inverta a posição da chave (indireta, para cima) e descreva o fenômeno observado.
R: A polaridade norte do imã foi atraída pela polaridade sul da bobina.
6 – Para os fenômenos observados nas perguntas 4 e 5, diga a relação da força magnética que atua sobre o imã com o sentido da corrente elétrica que passa pela bobina. R: Que sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem.
5 – Conclusões:
Podemos, por meio da Lei de Lenz, determinar a polaridade de um imã desconhecido ou o sentido de condução de uma corrente induzida em um circuito. Podemos também comprovar a Lei de Faraday que quanto maior a taxa de variação do fluxo de indução magnético, maior será a corrente induzida no circuito e que dois imãs juntos só induzirão correntes de valor apreciável se estiverem repelindo-se mutuamente.
...