Fisioterapia Pediatrica
Monografias: Fisioterapia Pediatrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: babihel • 10/4/2014 • 722 Palavras (3 Páginas) • 2.185 Visualizações
Tema da Pesquisa: Fisioterapia Pediátrica
Título: Fisioterapia Neurofuncional para crianças
Índice
Fisioterapia Pediátrica: a criança, seus pais, e o fisioterapeuta;
Tratamento Fisioterapêutico;
Instrumentos Utilizados nos diversos tratamentos;
Áreas da Fisioterapia na Pediatria;
Paralisia Cerebral (PC);
Síndrome de Down
Fisioterapia Pediátrica
A fisioterapia pediátrica tem por objetivo tratar as disfunções, recuperar movimentos, tratamentos neurológicos, problemas respiratórios ou até mesmo recuperar lesões ortopédicas, com foco e especialização total desde o neonatal a crianças de 0 a 12 anos de idade.
O potencial da criança para crescer e se desenvolver depende da construção de um ambiente favorável e estimulante na presença de adultos. A criança que muitas vezes passa bastante tempo em hospitais separadas dos pais demonstra carência de estímulos, vindo a apresentar um retardo no desenvolvimento. Esse crescimento da criança precisa ser em unidade familiar, portanto, o fisioterapeuta deve estimular essa aproximação durante o tratamento. Não só isso, para que a criança responda positivamente, o profissional precisa usar sua imaginação e sua habilidade para evitar que aquela fique distraída e entediada diante dos exercícios.
O tratamento fisioterapêutico é baseado nas limitações de cada paciente. O fisioterapeuta, no geral, deve primeiramente (depois de avaliar o diagnostico clinico) fazer uma avaliação criteriosa e gerar um diagnóstico funcional através da limitação da função. Feito isso, o profissional traça metas curtas e longas para o tratamento e cria o protocolo a ser seguido. Assim, é possível a melhora no aumento da força e amplitude do movimento do paciente.
Através desses protocolos, o fisioterapeuta busca integrar os objetivos do tratamento fisioterápico com atividades lúdicas e sociais, promovendo uma maior integração da criança com sua família e a sociedade.
Instrumentos Utilizados nos diversos tratamentos:
Bola Suíça (que possibilita o treinamento para a força muscular); Lego (Estimulação cognitiva); Prono supinador e cama elástica (aumento do trofismo, força e tonicidade); Bastões, colchonetes, espelhos, palmilhas e cadeira de rodas (dão resistência ao movimento ou facilidade); Gangorra ou Escorregador (estimulação sensorial, de equilíbrio e propriocepção), entre outros. Através dessas atividades, a criança tem a experiência de sensação de um movimento.
Áreas da Fisioterapia na Pediátrica:
Fisioterapia Neurofuncional;
Fisioterapia Oncofuncional;
Fisioterapia Traumato-ortopédica;
Fisioterapia Pneumofuncional;
Fisioterapia Preventiva.
Dentre todas essas áreas da fisioterapia, vamos destacar a fisioterapia neurofuncional, que trata as doenças envolventes do sistema nervoso central e do periférico. Na criança, a maior frequência de distúrbios acontece no Sistema Nervoso Central, o que não significa que o Periférico não seja comprometido, como acontece
...