Fotossintese
Artigos Científicos: Fotossintese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crismga • 24/3/2015 • 276 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Os Pigmentos Fotossintetizantes
Os pigmentos que participam da fotossíntese são substâncias capazes de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e xantofilas) e ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).
Há vários tipos de Clorofila que diferem entre si devido a detalhes de sua estrutura molecular e suas propriedades específicas de absorção. A Clorofila a ocorre em todos os eucariontes fotossintetizantes e nas cianobactérias, sendo considerada essencial para o tipo de fotossíntese realizada por esses grupos de organismos.
As plantas vasculares, briófitas, algas verdes e algas euglenóides contém também Clorofila b. A Clorofila b é um pigmento acessório – ou seja, um pigmento que serve para ampliar a faixa de luz que pode ser utilizada na fotossíntese. Quando a molécula de Clorofila b absorve luz, a energia é transferida para a molécula de Clorofila a, que então a transforma em energia química durante o curso da fotossíntese.
A Clorofila c substitui a Clorofila b em alguns grupos de algas, principalmente nas algas pardas e nas diatomáceas. As bactérias fotossintetizantes (diferente das cianobactérias) contém tanto bacterioclorofila (nas bactérias púrpuras) ou clorofila chlorobium (nas bactérias verdes sulfurosas). Estas bactérias não podem extrair elétrons da água e portanto não produzem oxigênio.
As clorofilas b e c e os pigmentos fotossintéticos das bactérias púrpuras e bactérias verdes sulfurosas são simplesmente variações químicas da estrutura básica.
As duas outras classes de pigmentos que estão envolvidas na captação de energia luminosa são os Carotenóides e as Ficobilinas.
A energia absorvida por estes pigmentos acessórios deve ser transferida para a Clorofila a: tal como as Clorofilas b e c, estes pigmentos acessórios não podem substituir a
...