Fundamentos E Metodologia De Ciencias
Trabalho Universitário: Fundamentos E Metodologia De Ciencias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: analelu • 26/3/2015 • 1.440 Palavras (6 Páginas) • 235 Visualizações
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.
CIDADE
Junho /2013
Título: Contextos Educativos entre Psicologia e Pedagogia.
A Psicologia na pedagogia estuda o desenvolvimento do ser humano, nos aspectos, físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, social, isso desde o nascimento até a idade adulta.
Portanto o desenvolvimento mental está em continua construção, caracterizado pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais.
Sendo a aprendizagem um processo fundamental para a vida humana, a tal ponto em que a humanidade em suas sociedades, organiza meios, para tornar a aprendizagem cada dia mais eficiente, o que podemos chamar de contextos educativos.
Temos por objetivo neste texto mostrar a evolução teórica e refletir sobre a importância da psicologia no processo de aprendizagem.
Sendo a psicologia a tentativa de conhecer o comportamento humano, também como a ciência que estuda e visa compreender a evolução. Tendo sua origem em pesquisas, racional, sistemática e na influência da visão do mundo investigativo.
Afirmo que a psicologia é também a ciência que estuda os fenômenos psíquicos do comportamento, tendo enorme relevância para o ser humano.
Assim tendo como objetivo central a união da psicologia e da pedagogia, compreender a arte de aprender, reconhecer o significado e a função da educação.
Podemos nos aprofundar, fundamentar, compreendendo como vivenciar o fazer aprender, ouvir, falar, respeitar, a pensar e criticar, agir e dialogar, relacionar, sentir, conhecer, escrever e o mais importante amar e a ser.
Mas a realidade do conceito de aprendizagem significativa se conclui hoje devido a inúmeros antecedentes na história da educação.
Vejamos inicialmente, pensamentos como de Rousseau e autores como Clapararède, Ferrière, Montessori, Decroly, Freinet e outros, que partem do princípio de verem o aluno como responsável do seu próprio processo de aprendizagem.
Em seguida, a tradição, mais atual, com a hipótese da aprendizagem como descobrimento, e a propostas pedagógicas que defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios. Ato do descobrimento.
Consequentemente, podemos citar as propostas inspiradas nas teses com as seguintes afirmações: “Princípio fundamental dos métodos ativos: Compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção” (Piaget, 1974).
Podemos dizer que são infinitas, ricas e variadas, as pesquisas cientificas em volta do conceito de aprendizagem significativa, com uso da psicologia na pedagogia.
O que podemos dizer com exatidão que os alunos formam significados, conforme Ausubel e seus colaboradores: (Novak e Hanesian, 1982 e 1983).
“Segundo esses autores, é que construindo significados cada vez mais somos capazes de estabelecer relações, entre o que aprendemos e o que já conhecemos.”
Sendo que o aluno atribui significados ao que observa, e estes significados têm uma amplitude distinta.
Conforme Piaget, podemos dizer que construímos significados ou os assimilamos ao novo, já que possuímos a compreensão da realidade, sendo que podemos estar em contato com vários fatos, fenômenos e situações que não existem para nós.
Mas para Piaget, a construção de significados implica numa acomodação, em uma construção, também num enriquecimento, tendo assim uma maior interconexão dos esquemas prévios.
Assim ao relacionar o que já sabemos com o que estamos aprendendo, adquirimos novas fontes de significados.
É importante e necessário também que o aluno tenha uma atitude positiva para aprender, relacionada com o seu nível de evolução, e também em seus conhecimentos prévios, tanto quanto escolares como extraescolares.
Podemos dizer que o processo ensino-aprendizagem, na questão educação, é um fenômeno verdadeiramente complexo.
Portanto, o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que considere a globalidade e também a diversidade das práticas educativas em que estamos imerso, isto porque a educação se desdobra em muitos contextos. Definidos como âmbitos educativos.
Acreditamos e afirmamos que recai sobre o educador a seriedade e compromisso de se aperfeiçoar profissionalmente, para saber o sobre particular e psicossocial do aluno visando à realidade do aluno, a realidade do que a ser aprendido e a realidade de quem ensina.
A psicologia exerce um papel fundamental, onde o olhar se fixa para que as práticas se façam de modo mais ético, eficaz e eficiente, fazendo assim cumprir a principal função de socialização.
As Teorias da Aprendizagem
TEORIAS Psicologia-
Aspectos conceituais
Contribuições da teoria para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa Segundo David Ausubel a Aprendizagem Significativa é o processo por meio do qual uma nova informação é relacionada de maneira substantiva e não arbitrária a um aspecto definido da estrutura cognitiva. Preparação do aluno para o exercício da cidadania, à escola deve formar o aluno em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade. Fazendo assim com que ele obtenha novos conhecimentos como o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimentos, noções e conceitos, e que isso passe à significar algo para o aluno,dando condições para que ele explique situações com suas próprias palavras e seja capaz de resolver problemas novos.
Teoria Genética da aprendizagem Para Piaget, o conhecimento
...