Funções do CRAS e do PAIF
Por: Marcela Grava • 11/5/2019 • Dissertação • 962 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
FUNÇÕES DO CRAS E DO PAIF
SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF
O PAIF, principal serviço realizado no CRAS, consiste em um trabalho social realizado com famílias de forma continuada, visando fortalecer a função protetiva e prevenir a ruptura dos vínculos naturais. Parte integrante da proteção social básica do SUAS, o PAIF busca desenvolver as potencialidades do núcleo familiar através de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo (MDS, 2013).
Baseado em programas anteriores como o Programa Núcleo de Apoio à Família (2001), e o Plano Nacional de Atendimento Integrado à Família (2003), foi criado em 2004 através do aprimoramento das duas propostas, se caracterizando como a “ação continuada da Assistência Social”, de forma a permitir o enfrentamento da pobreza e desigualdade
As ações realizadas no PAIF incluem toda a equipe especializada do CRAS (estrutura) visando levar à população os serviços essenciais da Assistência Social, fortalecendo vínculos familiares. As ações planejadas em reuniões mensais no próprio CRAS e possuem caráter social, e não terapêutico. Atendem prioritariamente as famílias e indivíduos que se encaixam nos critérios de participação de programas de transferência de renda, além de deficientes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Os usuários do PAIF são constituídos de famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, que estejam em situação de vulnerabilidade social, seja por falta de acesso à educação, segurança ou saúde, famílias monoparentais (chefiadas pelas mulheres), com moradias precárias, que sofrem discriminação de qualquer tipo, entre outros, e realizam com as famílias a acolhida; oficinas, ações comunitárias ou particularizadas e encaminhamentos.
Estes atendimentos são realizados pelos Assistentes Sociais alocados no CRAS, que são designados a trabalhar nas funções do PAIF. Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.
O trabalho da equipe do PAIF é o de intermediar as ações do Estado e da Instituição/projeto e as famílias, realizando os encaminhamentos às políticas públicas dos membros que se encontram em situação de desproteção social, vulnerabilidade, solucionando as necessidades que demandam, efetivando assim seus direitos reafirmando sua condição de cidadão.
Entre as atribuições do Assistente Social que atua com o PAIF, estão a prevenção de problemas e a reintegração desta família na sociedade, mostrando aos membros sua capacidade, garantindo em um atendimento personalizado e individualizado a manutenção de sua estrutura psicológica para toda a família.
Sua rotina inclui os atendimentos às demandas geradas no acolhimento, seja no aspecto social ou psicológico. Porém, para que este atendimento seja eficaz, é necessário que o perfil profissional envolva a qualificação, que reforça e amplia sua competência crítica, capaz de analisar a realidade do indivíduo que passa por vulnerabilidade. Salienta-se a necessidade de prestar o acompanhamento e orientação à família como um todo.
Responsável pela sondagem inicial, o assistente social realiza uma análise de toda a realidade da família, elaborando estratégias de intervenção que se tornem efetivas na melhoria das condições de vida de todos. O Assistente Social deve usar sua técnica, conhecimento e articulações para que estas necessidades sejam sanadas, utilizando-se das ferramentas que o PAIF disponibiliza em seus procedimentos.
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL
O CRAS se caracteriza como espaço (ambiente) e estrutura física que possibilita a execução do PAIF, por ser unidade pública de referência na proteção social básica, e tem por papel primordial servir como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Unidade pública estatal, trabalha em parceria com organizações, na realização de oficinas, contratação complementar de trabalhadores, aquisição de materiais e outros. O CRAS tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, buscando com suas ações priorizar a promoção da autonomia, das potencialidades e o fortalecimento das famílias e indivíduos. Tem como público prioritário no planejamento de suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios, além das famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.
...