TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Casos: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  7.367 Palavras (30 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO

3 ORÇAMENTO GERAL

3.1 ORÇAMENTOS DE VENDAS

3.2 ORÇAMENTOS DE PRODUÇÃO

3.3 ORÇAMENTOS DE MATÉRIAS-PRIMAS

3.4 ORÇAMENTOS DE MÃO-DE-OBRA DIRETA

3.5 ORÇAMENTOS DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO

3.6 ORÇAMENTOS DO CUSTO DE PRODUÇÃO E DO CUSTO DE VENDAS

3.7 ORÇAMENTOS DE DESPESAS COMERCIAIS E ADMINISTRATIVAS

3.8 ORÇAMENTOS DO FLUXO DE CAIXA

3.9 ORÇAMENTOS DO RESULTADO

3.10 ORÇAMENTOS DO BALANÇO PATRIMONIAL

4 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO

6 AS QUESTÕES TRIBUTARIAS PARA O ORÇAMENTO

7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

8 BALANÇO PATRIMONIAIS

9 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

10 DEMONSTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA

11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM AUTILIZAÇÃODOS MÉTODOS QUANTITATIVOS

12 CONCLUSÃO

13 REFERENCIA

1 INTRODUÇÃO

No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão empresarial para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

2 Conceitos de orçamentos

Os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos.

Os orçamentos devem manter-se atualizados para atender a seus propósitos, por ocasião do planejamento estratégico e operacional, dos replanejamentos periódicos, dos ajustes efetuados nos planos, garantindo-se bases realistas para a avaliação de desempenhos, que se alcançados conduzirão a empresa aos níveis planejados de eficácia.

Os orçamentos também preveem meios para comunicar as metas em curto prazo da empresa a seus membros. Orçar as atividades das organizações é também refletir aos gerentes que entendem as metas da empresa e proporcionar oportunidade para que seus planejadores corrigirem distorções nas metas da organização. Também serve para coordenar muitas atividades de uma empresa, mostrar o efeito dos níveis de vendas sobre as atividades de compras, de produção e administrativas e sobre o número de funcionários que precisam ser contratados para atender aos clientes, então o orçamento é uma ferramenta que força a coordenação das atividades da organização e ajuda a identificar problemas de coordenação.

Os orçamentos são preparados para períodos específicos, o que permite aos gerentes comparar os resultados efetivos para o período com os resultados planejados. Os orçamentos garantem uma estrutura dentro da qual funcionário e departamentos da empresa possam trabalhar. Estimulam as pessoas a pensar no futuro e planejar com antecedência. Comparar diferentes orçamentos pode ajudar a coordenar e motivar os funcionários. Também fornece uma maneira de avaliar detalhadamente diferentes aspectos da empresa.

Uma das principais funções dos orçamentos consiste na coordenação dos esforços que serão desenvolvidos pelas diversas áreas e gestores, para a realização dos objetivos da empresa em sua totalidade, que tornam obrigatória uma coordenação entre eles, conciliando os seus resultados ao interesse maior da empresa.

3 Orçamento geral

Um orçamento geral é composto das seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de matérias primas; orçamento de mão de obra direta; orçamento de custos indiretos de fabricação; orçamento do custo de produção e do custo de vendas; orçamento de despesas comerciais e administrativas; orçamento do fluxo de caixa; orçamento do resultado; orçamento do balanço patrimonial.

3.1 Orçamentos de vendas

É a etapa inicial de todo o processo orçamentário e pode afetar a lucratividade da empresa. Trata-se de uma estimativa que determina quanto de um produto será vendido por um determinado preço e período. Nas indústrias a natureza, qualidade e quantidade dos produtos são definidas a partir de uma estimativa de vendas, que contém o fator básico das projeções de lucros.

O orçamento de vendas é uma das fases mais críticas e importantes por apresentar dificuldades bem acentuadas que são relacionadas com fatores como falta de estatística adequada, flutuações de mercado, sazonalidade, falta de informações detalhadas sobre planos da competição, diversidade dos produtos e reação do consumidor. Se superestimado, esse orçamento pode gerar excessos de inventário de produtos acabados ou, no caso da produção ter sido detida a tempo, acarretará custos desnecessários associados com excessos de matérias primas adquiridos ou excessos de mão-de-obra contratada.

3.2 Orçamentos de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com