TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...........................................................................................................

1. DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA .................................................................................................................

2.MÉTODOS DE CUSTEIO .........................................................................................

2.1 Custeio Direto ou Variável ...................................................................................

2.2 Custeio por Absorção ...........................................................................................

3. PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO. ...................................................

4. UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO: ......................................................

5. CUSTEIO ABC: Possibilidade de utilização para fins fiscais...............................

6. PONTO DE EQUILIBRIO ..........................................................................................

7. A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA .....................................................................................................................

8. A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESERIAL ...............................................................................

8 CONCLUSÃO ............................................................................................................

REFERÊNCIAS............................................................................................................

INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem o intuito de abordar os conceitos que foram tratados em sala de aula com o fim de aperfeiçoar os conhecimentos apresentados nas disciplinas do semestre, com o intuito de manifestar a busca por mais colocações sobre o temas mencionados.

1. DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA.

2.MÉTODOS DE CUSTEIO

Os métodos ou sistemas de custeio são definidos como o método utilizado para apuração e apropriação dos custos ao produto, ou seja, a ferramenta que auxilia a contabilidade de custos na geração de informações, que servirão de suporte às tomadas de decisões dos gestores.

2.1 Custeio Direto ou Variável

Ao contrário do custeio tradicional, o sistema de custeio Direto ou Variável considera como custos dos produtos apenas os classificados como variáveis, ou seja, os que variam de acordo com o volume de produção. Nesse método, os custos fixos sofrem o mesmo tratamento das despesas, sendo levados diretamente ao resultado da empresa no período específico.

Apesar de não ser considerado para fins fiscais, o Custeio Direto ou Variável é utilizado para fins gerenciais nas empresas, pois somente os gastos variáveis de produção e de comercialização do produto ou serviço devem ser considerados no custeamento da produção.

Esse método de custeio também é conhecido como Custeio Marginal, pois ele fornece os subsídios necessários ao cálculo da margem de contribuição, assunto abordado nos conteúdos anteriores. Para Santos (2009, p.75), nesse método de custeio apropriam-se aos produtos, mercadorias e serviços vendidos apenas os custos marginais, ou seja, os demais custos relacionados e necessários para manter a capacidade instalada devem ser tratados como de período indo direto para o resultado.

Padoveze (2000) pondera que na formação de preços por este critério toma-se como referência os custos diretos ou variáveis, incluindo as despesas variáveis do produto que possam ser identificadas. Logo, o autor afirma que "após isso, a margem a ser aplicada deverá cobrir, além da rentabilidade mínima almejada, também os custos e despesas fixas, que não foram alocados aos produtos" (PADOVEZE, 2000, p. 310).

2.2 Custeio por Absorção

O sistema de custeio por Absorção ou Pleno, também denominado Tradicional, para Werncke (2005, p.19) pode ser definido como:

[...] o conjunto de procedimentos realizados para atribuir todos os custos fabris, quer fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados em um período. Com isso, os produtos ‘absorvem' todos os gastos classificáveis como custos - matérias primas, salários e encargos sociais, depreciação das máquinas, aluguel do prédio industrial etc. -, independentemente de sua natureza, se custos fixos ou não, se custos diretos ou não.

De forma sucinta, o sistema de custeio por absorção considera tanto custos diretos quanto indiretos aos produtos, sendo que esses terão o custo total de fabricação (custos fabris). Ressalta-se que enquanto permanecerem em estoques, todos os custos estarão no ativo da empresa e, quando forem vendidos, todos os custos serão considerados no resultado da empresa como Custo dos Produtos Vendidos.

3. PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO

Entre varias abordagens sobre o estabelecimento do preço de venda, as mais conhecidas são as orientadas pela teoria econômica, pelo mercado e pelos custos.

A teoria econômica é consistente com a relação demanda/preços e considera que, a cada nível de preços praticados, tem-se um nível de demanda diferente. Em condições normais, quanto maior o preço, menor a demanda; em uma situação oposta, quanto menor o preço, maior a demanda. Desse modo o preço flutua em diferentes níveis de demanda e de oferta até atingir um valor que satisfaça tanto a quem oferta como a quem procura, constituindo um preço de equilíbrio.

Os preços orientados pelo mercado têm como referência os preços praticados pelos concorrentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com