GESTÃO INDUSTRIAL
Seminário: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PrincesaGi • 2/5/2014 • Seminário • 336 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
GESTÃO INDUSTRIAL
Compreende-se por gestão da empresa industrial a administração, a gerência, a direção da empresa em seu todo.
Existem dois aspectos fundamentais que são o aspecto econômico da gestão que compreenderá a fabricação dos produtos e sua comercialização, a fim de obter um lucro. No aspecto econômico, temos:
O ciclo de produção, com o que se faz necessário para a obtenção dos produtos que a empresa produzirá; O ciclo mercantil, onde outros gastos são totalizados; A complementação do ciclo mercantil, com as demais despesas do exercício da empresa industrial.
Já no aspecto financeiro da gestão compreenderá as operações de aquisição de valores monetários e sua aplicação para o desenvolvimento do aspecto econômico. Ainda no aspecto financeiro, observamos o desenvolvimento das atividades de obtenção de capitais que, poderão ser de terceiros e aplicação dos capitais obtidos, envolvendo os diversos ângulos da empresa industrial.
2.1. DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA
Na apuração das vendas na indústria geralmente usamos a formula:
CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF
Onde In = Insumos que são matérias-primas, materiais de embalagem e outros materiais aplicados nos produtos vendidos.
MO = Mão de obra direta
GGF = Gastos Gerais de Fabricação que são aluguéis, depreciações, energia, mão de obra indireta...
Faz parte do custos:
• Custo de aquisição de matérias-primas e quaisquer outros bens ou serviços aplicados ou consumidos na produção;
• Custo de pessoal aplicado na produção, inclusive de supervisão direta, manutenção e guarda das instalações de produção;
• Custo de locação, manutenção e reparo e os encargos de depreciação dos bens aplicados na produção;
• Encargos de amortização diretamente relacionados com a produção;
• Encargos de exaustão dos recursos naturais utilizados na produção.
Além das atividades comerciais, que é a venda de seus produtos, essas empresas exercem também as atividades de industrialização – ou fabricação – dos produtos que são posteriormente vendidos.
Uma indústria de móveis como exemplo: compra diversas matérias-primas, utiliza mão-de-obra especializada e outros custos necessários à produção, e fabrica os diversos móveis, os quais são posteriormente vendidos.
...