GLOBALIZAÇÃO
Por: renandecarvalho • 2/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 797 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Tatiane Lourdes Grassi RA 1409020
Renan Pereira de Carvalho RA 1409012
POLO
Unip Interativa Pimenta Bueno
2014
DIMENÇÃO COMERCIAL DA GLOBALIZAÇÃO:
Na antiguidade o Comercio Internacional pouco existia. Importação e exportação limitavam-se apenas a produtos de luxo.
Na civilização mesopotâmica o comercio exterior aumentou um pouco, chegando a estabelecer pontos comerciais fora do país. Ex: A Grécia Antiga não era mais autossuficiente em alimentos por isso os exportava, Roma como dominava o mundo negociava com países bem distantes como China e Índia. Nessa época ocorreram as Cruzadas que estimulavam o comercio internacional.
Com e expansão geográfica do mundo o comercio exterior cresceu e passou a ser lucrativo.
O período mercantilista na Europa vai de 1500 a 1750. Nesse período cerca de 80% dos europeus eram agricultores e artesãos. Para Adam Smth o mercantilismo enriquecia o Estado. A exportação precisava ser maior que a importação para se ter beneficio com o comercio exterior, mesmo que isso acarretasse prejuízo ao povo.
No fim do século XVIII ocorreu na Europa a I Revolução Industrial. Iniciou-se a produção com maquinas. O crescimento da indústria acarretou a migração de camponeses para as cidades.
O trem movido a vapor trouxe facilidades ao comercio, nasceram as indústrias automobilística, as linhas de montagem, as fabricas e o surgimento de sindicatos. II Revolução Industrial.
Com o fim da II Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram a maior potenciam econômica e militar do mundo.
Fundado em 1944 o Bird tinha como objetivo dar condições de reconstrução a países devastados pela guerra. Depois atendeu países subdesenvolvidos. Hoje o Bird faz empréstimos a países a médio e longo prazo.
CONCLUSÃO:
O relatório do Bird mostra que no período de adesão do neoliberalismo a pobreza aumentou em escala internacional, isso porque se abriu mão das politicas publicas. A solidariedade entre os trabalhadores foi interrompida e a participação nos projetos do governo tornou-se prioridade.
O processo de globalização estreitou relações comerciais entre países, surgiram multinacionais que contribuíram para esse processo.
A globalização e a liberalização como fatores de crescimento econômico não reduziram as desigualdades e a pobreza nas ultimas décadas. O intercambio entre países marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil e expandiu-se com a industrialização e ganha novas bases com as grandes indústrias e adquire mais intensidade coma modernidade.
...