Gastrointestinal. Cardiovascular
Seminário: Gastrointestinal. Cardiovascular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dianaramos • 6/11/2013 • Seminário • 438 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Gastrointestinal
Durante o processo de envelhecimento ocorrem alterações estruturais nos diferentes órgãos, tecidos e células do organismo, levando a uma redução da capacidade funcional do individuo.
O aparelho digestório é bastante afetado no processo de envelhecimento, ocorrendo alterações estruturais, de mobilidade e da função secretora. Tais alterações normalmente trazem conseqüências pouco perceptíveis, porém importantes em seu conjunto, especialmente para a compreensão e manuseio de sintomas e para a previsão de alterações farmacocinéticas de variadas medicações.
O envelhecimento do aparelho digestório afeta as estruturas da cavidade oral, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
A diminuição do suco gastrico implica diretamente na redução de fator intrensco sendo esse componente o indespensável do suco gastrico , responsável pela obsorção de vitamin a B, com a diminuição desse fator além de prejudicar a aborção de vitamina B pode acarretar em anemia megaloblástica.
Em razão da diminuição do suco gástrico,outra deficiência que pode ser observada e ade ferro.
Por essa razão a gastrite atrófica e a acloridria são causa de em idosos.O esvaziamento gástrico diminui com o processo de envelhecimento, assim os individuos acima de , 60anos apresenta esvaziamento gastrico quase três vezes mais lento em relação a indíviduo mais jovens .
Cardiovascular
A doença cardiovascular é dividida em doenças do coração ou cardíacas, e doenças da circulação ou vasculares.
Entre as doenças do coração destacam-se o infarto agudo do miocárdio, a insuficiência cardíaca, e a coronariopatia. A hipertensão arterial e as arritmias cardíacas são também importantes distúrbios do sistema cardiovascular.doenças da circulação destacam-se a insuficiência arterial periférica, o aneurisma da aorta abdominal, a embolia pulmonar, aintrínseco arterite , as varizes e a trombose mesentérica e a trombose venosa profunda.A falência do sistema cardiocirculatório é denominado choque cardiogênico.
Com o avanço dos anos, o sistema cardiovascular passa por uma série de alterações, tais como arterioesclerose, diminuição da distensibilidade da aorta e das grandes artérias, comprometimento da condução cardíaca e redução na função barorreceptora.
Apesar das doenças cardiovasculares (DCV) serem comuns na população como um todo, afeta a maioria dos idosos, pois seus fatores de risco são altamente prevalentes neste grupo, sendo que os fatores de risco aumentam com a idade. As estatísticas mostram que a maior causa de mortalidade e morbidade é a doença cardiovascular. A doença coronariana é a causa de 70 a 80% de mortes, tanto em homens como em mulheres 4 e a insuficiência cardíaca congestiva, mais comum de internação hospitalar, de morbidade e mortalidade na população idosa 5. Ao contrário da doença coronariana, a insuficiência cardíaca congestiva continua aumentando. Assim, a preocupação maior é com as doenças cardíacas, abandonando outras doenças ou medidas preventivas tão importantes, que talvez contribuam para evitar os problemas no coração
...