Geladeira e microondas
Tese: Geladeira e microondas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelmarinalva • 13/5/2014 • Tese • 492 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
novações em U.D
Geladeira
Não só de enormes equipamentos sobrevive a indústria da inovação. Opções de design – incorporando novas tecnologias ou concentrando tecnologias já existentes em um único produto – podem transformar “mais um” em sonho de consumo. Bons exemplos desse tipo de prática, que visa principalmente aumentar o conforto do usuário, estão espalhados pelos mais diversos equipamentos.
A geladeira modular da Electrolux, por exemplo, foi criada pensando no conforto de pessoas que dividem apartamentos ou dormitórios. Cada módulo é independente e apenas a base com o compressor é compartilhada por todos. Assim tornam-se desnecessários os avisos e etiquetas de declaração de propriedade.
Outro equipamento que se utiliza de tecnologias já existentes reunidas em um único eletrodoméstico é a batedeira Planetária Deluxe da Arno. Com um novo sistema de abertura, bocal de alimentação e velocidade variável – que evitam respingos ao adicionar ingredientes ou durante o acionamento do aparelho – a Planetária Deluxe reúne praticidade e desempenho mesmo ao bater massas pesadas.
lixeira
A preocupação com a higiene – essencial em um ambiente onde se prepara alimentos – desta simples lixeira de cozinha é um exemplo de inovação usando tecnologia existente. Cortar cebolas, descascar tomates ou mesmo desossar um pedaço de carne gera uma quantia significativa de resíduos, e a lixeira – mesmo em cozinhas asseadas – é hospedagem de germes e micróbios que podem causar doenças.
Para evitar o contato do cozinheiro com esses patógenos, sensores semelhantes aos das portas automáticas foram instalados na parte da frente do recipiente. Ao colocar o pé em frente ao sensor, a tampa abre automaticamente.
Segundo Michelle Baiak - a especialista em cozinha da NZN, do site Tudo Gostoso – se a abertura da tampa for rápida o suficiente, pode ser que a tecnologia valha a pena. Na correria da cozinha, diz Michelle, com quatro ou cinco pratos sendo preparados juntos, não há tempo de esperar um dispositivo desses colaborar com o chef.
Tanque de limpeza ultrassõnico.
Outra tecnologia – utilizada hoje principalmente em consultórios médicos e na indústria – diz respeito à limpeza de utensílios como talheres, panelas e pratos.
Ao invés de estragar as mãos com detergente e esponja, ou gastar uma enorme quantidade de água em uma lava-louças, a higienização do material poderia ser feita por meio de tanques de limpeza ultrassônica, onde os materiais seriam submetidos a vibrações de altíssima frequência. Esses sistemas garantem a limpeza de partículas minúsculas – inclusive micróbios – sem gastar quase nada de água nem ressecar a pele das mãos.
A Michelle do Tudo Gostoso comentou que poucas coisas são tão terríveis – na cozinha – quanto limpar um forno. Uma das soluções para isso já está no mercado, apesar de indisponível no Brasil.
O Superpaper é uma embalagem de alta resistência térmica, podendo ser levada ao forno em temperaturas de até quase 230º. Esse material pode, inclusive, substituir o uso de panelas, além de evitar respingos e estouros de gordura ou outros materiais dentro do forno, facilitando a limpeza das paredes internas do equipamento.
...