DESENVOLVIMENTO DE INVÓLUCROS MALEÁVEIS E RECICLÁVEIS PARA ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS CONGELADOS EM GELADEIRAS INDUSTRIAIS
Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE INVÓLUCROS MALEÁVEIS E RECICLÁVEIS PARA ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS CONGELADOS EM GELADEIRAS INDUSTRIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cesarjunior • 26/8/2014 • Projeto de pesquisa • 6.743 Palavras (27 Páginas) • 292 Visualizações
CURSO DE DESIGN DE PRODUTO
PROJETO DE PRODUTO I
CESAR DE CARLI JUNIOR
DESENVOLVIMENTO DE INVÓLUCROS MALEÁVEIS E RECICLÁVEIS PARA ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS CONGELADOS EM GELADEIRAS INDUSTRIAIS
Caxias do Sul
2014
CESAR DE CARLI JUNIOR
DESENVOLVIMENTO DE INVÓLUCROS MALEÁVEIS E RECICLÁVEIS PARA ARMAZENAMENTO DE LÍQUIDOS CONGELADOS EM GELADEIRAS INDUSTRIAIS
Pesquisa apresentada a disciplina de Projeto de Produto I Design da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG.
Orientador: Prof. Rodrigo Pisseti
Caxias do Sul
2014
SUMÁRIO
1 OBJETIVO DO PROJETO 1
2 JUSTIFICATIVA 4
3 TEORIA DO DESIGN 5
3.1 Design 5
3.2 Design de Produto 5
3.3 Design de Embalagens 6
4 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 7
4.1 Grupos de Interesse 7
5 COZINHAS INDUSTRIAIS 8
5.1 Aspectos Ergonomicos em uma Cozinha Industrial 11
6 PESQUISA DE CAMPO 14
6.1 Objetivo Geral 14
6.2 Objetivos Específicos 14
6.3 O Setor de Alimentação no Brasil 14
6.4 Procedimentos Metodológicos 16
6.5 Apresentação e Amostra das Refeições Servidas 16
6.6 Pesquisa e Resultados 17
7 DIAGRAMA DE TAREFAS NA COZINHA INDUSTRIAL DO RESTAURANTE 21
8 ESPECIFICAÇÃO DA OPORTUNIDADE 22
9 REQUISITOS PROJETUAIS 23
9.1 Função Prática do Produto 24
9.2 Legislação, Normas e Documentos de Refência 24
9.3 Materiais 25
9.4 Processo Produtivo 26
9.5 Geração de Alternativas 28
9.6 Desenho Final - Rendering 30
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 32
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
APÊNDICE 1 34
ANEXO 1 35
1 – Objetivo do Projeto
O que?
Desenvolver soluções para alimentação, analisando questões ambientais e organizacionais de uma cozinha industrial.
Por quê?
Nos dias de hoje, muito se fala no consumo alimentício humano. Exigências de mercado colocam a prova empresas e designers a desenvolverem soluções na melhoria e benefício da alimentação de pessoas e comodidades para o consumidor final.
Como?
Através de pesquisas documentais e bases teóricas existentes, além de análises comportamentais de consumidores, serão desenvolvidas soluções para o projeto de Design de Embalagens focado para a cozinha industrial.
Público?
Chefes de cozinha, auxiliares de cozinha e garçons. Masculino e Feminino.
Idade?
30 a 50 anos.
Casse Social?
Casse A e B.
Grau de Instrução?
Superior completo ou técnico no ramo alimentício.
2 – Justificativa
As atividades realizadas em cozinhas industriais são efetuadas pela manipulação manual intensa na preparação de produtos e alimentos. Durante este processo a higiene pessoal, a limpeza dos alimentos e do local de trabalho são fatores de extrema importância para evitar contaminações e doenças.
Fatores como doenças e até acidentes de trabalho que acontecem em atividades do setor alimentício são diversos e pouco descritos, sendo um obstáculo para que melhorias sejam aplicadas, diminuindo a intensidade destes acontecimentos.
Torna-se necessário o estudo e pesquisa que pode analisar tarefas realizadas em uma cozinha industrial, localizando riscos ocupacionais, doenças e acidentes no local de trabalho. Após esse estudo juntamente com a pesquisa de campo, serão propostas mudanças de melhoria no Design de Cozinhas Industriais.
O Projeto de Produto I é uma oportunidade de observância participativa com os processos adequados vivenciados, sendo eles reflexões, discussões e pesquisa com a oportunidade de interagir colocando em prática na Cozinha Industrial.
3 – Teoria do Design
3.1 – Design
Para o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, 2006), Design é a melhora de um projeto, equacionando sistematicamente dados ergonômicos, tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e estéticos, que atendam as necessidades humanas.
Na concepção de Heskett (2008), Design é fazer o design de um design para produzir um design.
Segundo Löbach (2001), Design é o processo de adaptação do ambiente artificial às necessidades físicas e psíquicas dos homens na sociedade.
Talvez seja óbvio, mas dando ênfase às formas ou estruturas do mundo em que vivemos todas essas são consequências de um trabalho de design.
...