Gerador de vapor ou caldeira
Projeto de pesquisa: Gerador de vapor ou caldeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rofuturo • 19/10/2014 • Projeto de pesquisa • 786 Palavras (4 Páginas) • 327 Visualizações
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
Gerador de Vapor ou Caldeira é um trocador de calor que produz vapor a partir da energia térmica obtida com a queima de um combustível. É constituído, basicamente, por um vaso fechado sob pressão, no qual se introduz água líquida que se transforma em vapor ao receber o calor da combustão.
Ressalta-se, porém, que caldeira não é apenas uma máquina que, a qualquer problema, signifique somente uma parada para manutenção. Em muitas situações esta parada representa, também, a paralisação da produção. Dependendo do estado de conservação do equipamento, devido à má condição de funcionamento, ou também falhas na verificação de seus sistemas de segurança, e de procedimento incorreto na operação, a caldeira ou os vasos sob pressão podem explodir e destruir parcial ou totalmente uma fábrica. E se for constatada a não observância das normas de segurança, o proprietário ou seu preposto, no caso o inspetor de caldeira, está sujeito a ser responsabilizado civil e criminalmente.
A utilização de caldeiras também implica em riscos diversos. Além de explodir, podem causar incêndios, choques elétricos, intoxicações, quedas e queimaduras. A prevenção deve ser considerada em todas as fases: no projeto, fabricação, instalação, operação, manutenção e inspeções.
A explosão pode se originar da combinação de três causas: a diminuição da resistência do material em decorrência do superaquecimento ou modificação estrutural; a diminuição da espessura advinda da corrosão ou da erosão; e o aumento da pressão por falha de operação e dos equipamentos de segurança.
No entanto, uma caldeira bem cuidada pode durar muitas décadas. Os critérios de segurança, o tratamento adequado da água e o acompanhamento da vida da caldeira por um engenheiro inspetor de caldeiras e vasos de pressão ( o ideal é que este acompanhamento aconteça desde a fabricação da caldeira ) são procedimentos necessários tanto para atendimento da legislação quanto para conservação da integridade da caldeira.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Definição Caldeiras a vapor: Conforme disposições gerais da norma regulamentadora NR-13, caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor d’água ou outro fluido sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer
fonte de energia.
Principio de Funcionamento As caldeiras a vapor têm como princípio de funcionamento, a troca de energia térmica entre a massa de uma determinada substância na fase líquida, com uma fonte de calor gerada por diferentes tipos de agentes caloríficos denominados combustíveis.
Entre os fluidos empregados na geração de vapor, a água é o mais largamente utilizado nos processos termodinâmicos devido principalmente à sua grande disponibilidade e não toxidez.
Classificação das caldeiras As caldeiras podem ser classificadas de acordo com: * Classes de pressão: a) Categoria A: pressão de operação superior a 19,98 kgf/cm2; b) Categoria C: pressão de operação igual ou inferior a 5,99 kgf/cm2 e volume interno igual ou inferior a 100 l; c) Categoria B: caldeiras que não se enquadram nas categoria anteriores; As caldeiras podem ser classificadas de acordo com: * Grau de automação: manuais, semi-automática e automática; * Tipo de energia empregada: combustível (sólido, líquido e gasoso), elétricas e recuperação; * Tipo de troca térmica.
Tipos
...