Gestão Do Conhecimento
Casos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franflor • 3/10/2013 • 972 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS relatamos boa parte da Gestão do Conhecimento e podemos ver as ferramentas
Usadas nos processos e forma de se aplicar dentro de uma empresa, e em quais áreas ela contribui dentro da empresa. Na Gestão do conhecimento as empresa adquiriram várias ferramentas para conseguir extrair novos conhecimentos assim como o empregado extrai conhecimento da empresa na qual trabalha e uma delas é a espiral do conhecimento, está sempre dá um bom resultado, ela tem quatro processos de conversão conhecido como SECI (socialização, internalização, internalização e combinação) .Gerenciar o conhecimento significa transporta-lo de estoque, no tempo real da tarefa que o demanda para o operador que a executa. A gestão do conhecimento significa disponibilizar o conhecimento útil da forma, mas econômica, utilizando com eficácia os ativos disponíveis, principais os intangíveis. Neste texto também defini o cluster que é a forma das empresas envolve apenas as empresas do setor em questão As empresas competem entre si se cooperarem essa metodologia de gestão, mas um agrupamento que continua disputando o mesmo mercado e cooperam em metas que trazem ganhos mútuos.
Passo 2
As Empresas caminham dentro da tecnologia de informação e começa a ficar muito próximas as demais Empresas modernas que tem uma visão participativa e tem um avanço na tecnologia do conhecimento.
No processo de socialização ocorre a conversão do conhecimento tácito para o conhecimento explícito. É quando uma pessoa compartilha conhecimentos tácitos diretamente com outras pessoas. Trata-se de uma forma limitada de criação do conhecimento em que não se agrega insight de maneira sistemática ao conhecimento existente sobre alguma coisa. No processo de externalização se dá a conversão do conhecimento tácito para o conhecimento explícito. Nesta conversão, o conhecimento tácito é registrado, documentado, explicitado na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
No processo de combinação, acontece a conversão do conhecimento explícito para o conhecimento explícito, isto é, as pessoas da força de trabalho combinam elementos isolados do conhecimento explícito e geram novos conhecimentos. Finalmente, no processo de internalização, o conhecimento explícito se converte em conhecimento tácito. Quando um novo conhecimento explícito é compartilhado na organização, outras pessoas da força de trabalho podem internalizar tal conhecimento.
Assim, a espiral do conhecimento mostra como se dá a criação do conhecimento mediante a interação dinâmica entre conhecimento tácito e conhecimento explícito nos quatro quadrantes do conhecimento apresentados. As principais características da espiral do conhecimento: é uma atividade contínua; o conhecimento flui na organização; o conhecimento é compartilhado; o conhecimento é convertido; e há a participação de indivíduos, de equipes de trabalho e da organização como um todo. Nonaka e Takeuchi destacaram, também, que a criação do conhecimento organizacional é um processo espiral, começando no nível individual e se movendo por meio de crescentes comunidades de interação que atravessa fronteiras organizacionais e de seções, de departamentos e de divisões.
A Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi
Para que haja um ambiente propício para a troca e criação de conhecimentos é necessário que exista um contexto capacitante, que combina aspectos de um espaço físico, o layout de um escritório, por exemplo, com aspectos de um espaço virtual amparado pela tecnologia de informação, como correio eletrônico, intranet e recursos de teleconferências, e combinando por fim com aspectos de um espaço mental, experiências idéias e emoções compartilhadas.
Passo 2 da etapa 2
Sobre o conceito de Gestão do Conhecimento e aprofundamento ao ambiente “Ba”, daremos inicio a entrevista. Esta entrevista foi realizada com a profissional contabilista Srta. Kátia Canuto.
Entrevistador: O que você entende por Gestão do Conhecimento e como se aplica no dia a dia das organizações em que atua e poderia nos dar um exemplo?
Katia
...