Gestão Financeira E Orçamento Empresarial
Artigo: Gestão Financeira E Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amanda527 • 9/11/2014 • 602 Palavras (3 Páginas) • 744 Visualizações
Gestão financeira e orçamento empresarial
Podemos entender que a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.
A gestão financeira visa maximizar os resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais.
As atividades da gestão financeira são as análises, decisões e atuações relacionadas aos meios financeiros, tão necessários às atividades da empresa.
Assim sendo, a função da gestão financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.
São determinadas as necessidades de recursos financeiros (planejamento de necessidades, relação e previsão de recursos, cálculo de necessidades, etc.
A gestão financeira trabalha na obtenção de financiamentos vantajosos, levando-se em conta os custos, prazos e demais condições previstas nos contratos.
O gestor aplica de forma criteriosa os recursos financeiros da empresa, atribuindo valor de prioridades e realizando uma análise financeira, verificando a viabilidade econômica e financeira dos investimentos.
Você sabe quanto sua empresa espera faturar no próximo ano? E nos três próximos anos? Qual sua projeção de custos e despesas? Como vai investir seus lucros? Ou melhor, quanto espera ter de lucro? Vai expandir, adquirir mais maquinário, contratar mais pessoas? E que retorno espera ter com estas ações e investimentos?
O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como frequentemente acontece em empresas de concessão e exploração.
O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.
O orçamento de uma empresa geralmente é composto por:
Orçamento ou projeção de vendas
Orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis (fretes, comissões, impostos, etc.)
Orçamento de custos da produção
Orçamento de RH ou mão de obra
Orçamento de gastos fixos ou gastos administrativos
Orçamento de investimentos
Após a elaboração do orçamento pelas áreas, com as informações disponíveis é possível a geração dos três relatórios considerados essenciais para a gestão de qualquer empresa:
DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
BP - Balanço Patrimonial
DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa
Existem vários modelos de orçamento, como:
...