Gestão da segurança do trabalho
Ensaio: Gestão da segurança do trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodmac • 13/4/2014 • Ensaio • 889 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
Rio de janeiro, 26 de setembro de20 13.
UNESA – Universidade Estácio de Sá.
Gestão de segurança privada.
Gestão da segurança do trabalho.
________________________________________
Questionário:
I – como a segurança do trabalho é regulamentada no Brasil? Que portaria?
No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais são regulamentadas na forma do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) como reza a NR4. A portaria que trata do assunto é a 3.214 de 08 de Junho de 1978, publicada pelo ministério do trabalho e emprego.
II – Quais os objetivos da segurança do trabalho?
A segurança do trabalho tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
III – Qual a diferença de doença do trabalho e doença profissional?
Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada profissão, ou função, ou seja, está diretamente ligada a profissão do trabalhador, quando não há duvidas quanto ao enquadramento da doença. Ex:: Saturnismo (intoxicação provocada por chumbo). Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, quando há necessidade de investigação para a caracterização do nexo causal. Ex:: Disacusia (surdez – em local realizado em local extremamente ruidoso.)
IV – De que se trata a NR1? Qual o objetivo?
A NR1 trata das disposições gerais (iniciais). Esta NR tem o objetivo de estabelecer os critérios para implementação das demais normas, nelas estão estabelecidas as O.S.(ordens de serviço) e também estabelecer a importância, funções e competência da Delegacia Regional do Trabalho.
V – Qual a função da CAT? Pode uma empresa operar sem esse documento? Explique:
A CAT é o documento é fundamental para o recebimento de benefícios em caso de doenças e acidentes de trabalho. É através da CAT que a empresa comunica ao INSS o incidente ou acidente de trabalho, e informa todos os dados que serão necessários para o atendimento previdenciário e trabalhista e a constituição de dados estatísticos e epidemiológicos. Uma empresa não pode operr sem esse documento pois, tal operação esta prevista em lei.
VI – Qual a diferença entre incidente e acidente? Explique um cenário com estas situações.
Acidente é um evento não programado nem planejado, portanto indesejável, que resulta em perda de tempo, lesão, doença ou morte do indivíduo ou causa algum dano a propriedade. Já os incidentes são eventos que tem o potencial de gerar um acidente.
Uma operária esta transportando
...