Gestão do conhecimento
Resenha: Gestão do conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AMS2014 • 5/4/2014 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Gestão do Conhecimento
O conhecimento explicito e o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações, expressões matemáticas, especificações e manuais, nosso banco de dados.
Conhecimento tácito é difícil de ser articulado em uma linguagem formal, é o tipo de conhecimento mais importante, pois é o que aprendemos na pratica. É considerado como uma fonte importante de competitividade entre as organizações. Só pode ser avaliado por meio de uma ação.
As empresas bem sucedidas hoje estão esclarecendo paradoxos e estão abraçando as diferenças, essas empresas estão sendo chamadas de dialéticas, e querem encontrar o melhor caminho.
O conhecimento verdadeiro se conseguir através da dialética, que é a arte de colocar em prova todo conhecimento adquirido tirando toda a imperfeição para atingir a verdade.
Tudo Isso seria a habilidade de envolver os opostos, e usa-los para encontrar um melhor caminho.
Precisamos da socialização, externalização ,combinação e internalização, para compartilhar os conhecimentos tácitos e explícitos.
A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um conhecimento criado pelos indivíduos a modo que eles compartilhem a sua experiência.
Existem dois modelos de administração o top-down e o bottom-up devido a limitações esses modelos realizam apenas conversões parciais do conhecimento.
A hierarquia não funciona tão bem como a força tarefa.
Empresas como a IBM e a Canon são empresas dialéticas, que visão enfrentar mudanças e contradições, capazes de mudar tão rapidamente quanto o ambiente em torno delas.
O administrador precisa conhecer seu ambiente de trabalho, seu mercado e seus clientes, criando comportamentos alternativos. Essa visão das transformações e movimentos no meio ambiente é que poderá avaliar as decisões estratégicas da empresa e seus efeitos colaterais.
...