INFLUENCIA ANTROPICAS NO CICLO DO NITROGENIO
Artigo: INFLUENCIA ANTROPICAS NO CICLO DO NITROGENIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaclara1311 • 16/10/2014 • 415 Palavras (2 Páginas) • 2.050 Visualizações
INFLUÊNCIAS ANTRÓPICAS NO CICLO DO NITROGÊNIO:
Adubação e Rotação de Culturas:
Os nutrientes nitrogenados estão entre os mais importantes ao desenvolvimento de plantas. O uso da terra para agricultura por período prolongado pode gerar a escassez desse elemento, comprometendo assim a produtividade. Por esse motivo é comum o uso destes nutrientes, principalmente nitrato, como adubo para plantações.
Outra estratégia é o plantio de leguminosas, pois estas possuem bactérias fixadoras que aumentam a concentração de nitrogênio no solo. No sistema de rotação de cultura, ocorre um revezamento no plantio entre leguminosas e outras plantas, dessa forma as leguminosas evitam o esgotamento dos nutrientes nitrogenados no solo.
Poluição e Eutrofização:
A adubação e irrigação de plantações pode provocar o descarte de grandes quantidades de nutrientes nitrogenados, principalmente Nitrato nos rios e lagos. Além disso, alguns gases liberados em atividades industriais também possuem nitrogênio.
O aumento abrupto da concentração destas substâncias nos ambientes aquáticos é denominado eutrofização e pode provocar grandes impactos nos ecossistemas, pois facilita o desenvolvimento de algas e macrófitas levando à uma superpopulação e causando desequilíbrio na comunidade.
INFLUÊNCIAS ANTRÓPICAS NO CICLO DO OXIGÊNIO:
Destruição da camada de ozônio:
A emissão de determinados gases, principalmente os CFC (Clorofluorcarbonos) provoca a destruição desta camada. Atualmente, a camada de ozônio apresenta regiões já impactadas pela ação destes gases. Este processo provoca danos à biosfera como um todo e à humanidade em particular, afinal a maior exposição à raios ultravioletas está diretamente relacionada a ocorrência de diversos tipos de cânceres, principalmente os melanomas (cânceres de pele).
INFLUÊNCIAS ANTRÓPICAS NO CICLO DO FÓSFORO:
As principais ações humanas relacionadas ao ciclo do fósforo é a mineração de rochas que possuem este elemento em suas composições, e a adubação. Esta segunda, quando em excesso provoca prejuízos ambientais, já que o fosfato é solúvel e pode ser levado pela água para rios e lagos em grandes quantidades, causando desequilíbrios ecológicos.
INFLUÊNCIAS ANTRÓPICAS NO CICLO DO ENXOFRE:
Emissão de SO2, SO3 e H2S:
A principal interferência humana no ciclo natural do enxofre é a emissão de gases, causada pela queima de combustíveis fósseis e outras atividades industriais. Tal processo pode causar aumento da concentração destes gases na atmosfera.
Chuvas Ácidas:
Embora as chuvas ácidas ocorram naturalmente em determinadas circunstâncias, o aumento da concentração de gases de enxofre na atmosfera provocado pela emissão em atividades humanas pode causar uma acentuação desse processo.
As chuvas ácidas, além de causar danos e doenças aos seres vivos (inclusive aos homens), danificam também edifícios,
...