TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificações De Ainons

Trabalho Universitário: Identificações De Ainons. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  4.558 Palavras (19 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química, permitindo determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. A análise qualitativa tem uma importância científica e prática enorme, porque apresenta um conjunto de métodos de investigação das substâncias e das suas transformações. São também de grande valor nas disciplinas científicas afins da Química: Mineralogia, Geologia, Fisiologia, Microbiologia e também em Medicina e Agronomia.

Os métodos utilizados para a detecção de ânions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe uma marcha sistemática que permita a separação dos ânions em grupos e a subsequente separação de seus componentes para as reações de indicação e confirmação. Os ânions podem ser classificados de acordo com algumas propriedades tais como: ânions que desprendem gases quando tratados com ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado, ânions que apresentam reações de precipitação e ânions que apresentam reações de oxidação e redução.

Os ânions não se classificam em grupos como os cátions, na prática a amostra será submetida a uma série de testes prévios para que sejam eliminados alguns ânions, isto é, feito levando em consideração a solubilidade da mesma em água, o valor do pH da solução, tratamento com ácido sulfúrico concentrado à quente, reações com certos compostos específicos como o nitrato de prata (AgNO3), cloreto de bário(BaCl2) e testes de solubilidade da solução em meio ácido.

O reagente ácido sulfúrico, nitrato de prata, cloreto de bário dão reações características que fornecem informações úteis para a identificação dos ânions presentes. Após a realização dos testes prévios para cada ânion, é necessário testá-los por meio dos testes específicos onde sua presença ou ausência poderá ser confirmada. Reações ou reagentes específicos são aqueles que dão produtos com propriedades características com somente um íon, mas tais reações são bastante reduzidas.

Diante deste contexto, o presente trabalho será direcionado para a análise dos ânions: Iodeto de potássio (KI), Cloreto de Sódio (NaCl), Brometo de Sódio (NaBr), Sulfato de Sódio (NaSO4), Nitrito de Sódio (NaNO2), Nitrato de Amônio (NH4NO3), Carbonato de Sódio (NaCO3), Ácido Bórico (H3BO3), Sódio Acético (CH3COONa) e Fosfato de Potássio (KH2PO4).

Amostras utilizadas

1. Brometo de sódio, para identificação do íon brometo.

2. Cloreto de sódio, para identificação do íon cloreto.

3. Iodeto de potássio, para identificação do íon iodeto.

4. Nitrito de sódio, para identificação do íon nitrito.

5. Nitrato de amônio, para identificação do íon nitrato.

6. Sulfato de sódio, para identificação do íon sulfato.

7. Carbonato de sódio, para identificação do íon carbonato.

8. Acetato de sódio, para identificação do íon acetato.

9. Ácido bórico, para identificação do íon borato.

10. Fosfato de potássio, para identificação do íon fosfato.

Informações sobre os ânions utilizados no laboratório

Cloreto (Cl-)

O cloro é um elemento não metálico, pertencente ao grupo 7A, halogênio, juntamente com o iodo, bromo e flúor. O cloro possui sete elétrons na camada de valência; portanto, tende a ganhar um elétron, adquirindo a configuração de um gás nobre e formando o íon cloreto, que é a forma mais comumente encontrada na natureza.

Na forma elementar, o gás Cl é verde-claro, de fórmula molecular Cl2, ocorrendo, naturalmente, como ânion cloreto.

A maioria dos cloretos é solúvel em água, quando reagem com ácido sulfúrico concentrado ocorre a decomposição considerável do cloreto a frio e completamente a quente, ocorrendo o desprendimento de cloreto de hidrogênio. O produto é conhecido pelo libera mento de uma fumaça branca com odor picante.

Brometo (Br-)

O Bromo enquadra-se no grupo VII A da tabela periódica, que reúne os chamados halogênios, elementos não metálicos que apresentam grande afinidade por outros corpos e que, assim, tendem à formação de sais. O bromo não é encontrado em estado elementar na natureza, mas existe em abundância na forma de sais de bromo.

Como os demais halogênios, o bromo caracteriza-se por sua elevada capacidade de oxidação, responsável pela facilidade para combinar com outros elementos e dissolver-se em numerosos compostos orgânicos, como álcool, o clorofórmio e o tetracloreto de carbono. A propriedade oxidante do bromo é também responsável pela liberação de uma elevada quantidade de calor em reações com determinados elementos, como o fósforo e o alumínio, com risco de explosões. Combina-se com o hidrogênio ao rubro (formação de HBr) e destrói certos compostos hidrogenados, principalmente matérias orgânicas. Une-se aos metais para dar brometos.

Os brometos de prata, mercúrio e cobre são insolúveis em água. O brometo de chumbo é essencialmente solúvel a frio, mas bastante solúvel em água fervendo. Todos os outros brometos são solúveis em água. Quando o brometo de potássio reage com ácido sulfúrico concentrado, forma-se primeiro uma solução marrom avermelha e, posteriormente, desprendem-se vapores de bromo da mesma cor que acompanha o brometo de hidrogênio. Essas reações são aceleradas por aquecimento, ao substituir o acido sulfúrico por acido fosfórico concentrado ao aquecer formasse o brometo de hidrogênio.

Iodeto (I-)

O iodo é um elemento químico de símbolo I, pertencente ao grupo dos halogênios. À temperatura ambiente, o iodo é um sólido altamente volátil, de aspecto e coloração quase negra. O iodo é muito pouco solúvel na água, mas altamente solúvel em compostos como o dissulfeto de carbono, tetracloreto de carbono e clorofórmio, aos quais confere coloração violeta. Quando dissolvido em álcool ou éter, forma soluções de cor marrom. Como os demais halogênios, o iodo não ocorre, na natureza, em estado livre.

O iodo é encontrado em pequenas proporções na água do mar, na forma de iodeto de sódio (NaI), e nos compostos petrolíferos, na forma de iodeto de potássio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com